domingo, 22 de julho de 2012

Barriguitas

(daqui)

Quando era miúda, havia uns bonecos pequeninos, acho que mediam cerca de um palmo, que pareciam bebés e se chamavam Barriguitas. Eram giros e, com mais ou menos cabelo, faziam as delícias da criançada. A Famosa continuou a fabricá-los, mas foi fazendo modificações que me fazem sentir velha ao pensar que "os de antigamente" é que eram bonitos (deixo-vos julgar mas desafio-vos desde já a discordardes). Estes, os tais de antigamente, eram uns piquenos bebés portáteis, tipo Nenucos em miniatura, e eram redondinhos e de barrigas gordinhas, como afinal se quer de um barriguita. Já os de hoje, porém, lembram-me experiências laboratoriais de combinações de adn de Barbies e Nancys, também elas tão desfeadas pelos tempos e por facelifts de vão de escada, com hobbits, elfos, e/ou duendes.

Be that as it may
, a divagação pelos barriguitas pouco tem a ver com o propósito deste texto. O propósito foi outro, e foi olhar com a ternura possível para a minha própria barriguita (que de "ita" tem muito pouco e se caracteriza bem melhor pelo sufixo "ona") e felicitar a nova membro do clube das ever so expanding barrigas, a Filipa. Que notícia boa, a tua!

Sou uma sucker por bebés, adoro-os, e só tenho pena de não adorar igualmente intensamente a gravidez (talvez a intensidade seja a mesma, mas apenas de sentido oposto). Como já fui aqui dizendo ou intuindo, detesto estar grávida, e para mim é somente um meio para atingir um fim, uma provação que no final tem a melhor das recompensas. Porém sou, também, uma sucker pelas outras grávidas, acho lindo, e apetece-me logo perguntar quando nasce, se é menino ou menina, se já tem nome... fico embevecida com a barriga alheia, a verdade é essa. Se por um lado detesto a minha condição e só quero que passe depressa (mas só no final de Setembro!), acho mágico quando as outras mulheres estão grávidas, go figure. E não, não é por querer mal às outras mulheres e dentro da minha cabeça haver um grilo a berrar "ora toma!", nada disso. Não sei... Querida Maria, serei normal?

P.S. Agora que tenho pelo menos uma leitora interessada nestas coisas da maternidade, sinto-me tentada a partilhar algumas das coisas que fui aprendendo ao longo do tempo. Sou um bocado descontraída nestas lides e detesto mandar demasiados palpites, mas por outro lado concordo sempre comigo e sei que tenho insights absolutamente espectaculares sobre o assunto. Seria portanto um desserviço à comunidade guardar só para mim tanta sabichonice...

P.S.2. A gerência pede desculpa pelos eventuais posts maternais, e atribui toda e qualquer responsabilidade à hormona da autora. A da esquerda, que a da direita foi a banhos e está algures em Ibiza a beber capirinhas atrás de caipirinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário