quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pasteis de nata, alguém falou em pasteis de nata!?

Nem vos digo o bem que me soube aquela trinca!, Pastel de nata trincado
de sabor fabuloso comprovado por Maria Bê, algures em Janeiro de 2012

Roadtrip blogosférica is on!
Na confeitaria do costume, com companhia do melhor que se pode almejar. Eu sirvo!
Em jeito de correcção...
Confeitaria não é propriamente, assim de papel passado e tudo, que é coisa de gente fina e que miss Izzie, diz que é das leis (ai a canseira), corrigiria de dedo em riste se fosse dada a esses dedilhares, que cá entre nós imagino que não, de Maria.
Ora confeitaria "de" Maria Bê começou, em 1939 (ah! pois, é antiga, coisa do século passado e tudo, que pensais), por ser propriedade de seu avô, Alvarinho de seu nome terno versão esposa amantíssima, que por este estaminé até já andou a fazer versos por ocasião de um episódio assoberbado de orgulho familiar (pergunto-me que nome técnico lhe daria a desempoeirada Mariana, moça de aprumado conhecimento médico e com o bom gosto de morar mais perto de yours truly).
A Confeitaria, Ideal de seu nome, propriedade de avós de Maria, Bê que podia ser de Bolo mas infelizmente cai mais para o Bolacha, é actualmente propriedade das tias de Maria, Clara e Zita, cujo nome aqui digo para que quando lá fordes perguntardes como vai sua saúde (bem, muito obrigada, ainda que tenha dias, que é como diz o povo e por cá há de facto uma vertente a tender para o popularucha).
Foi então na Confeitaria Ideal, rezará um dia a história, que se organizou, muito por obra e graça(s) de Madame Rita das Marias, moça com as melhores das intenções (ainda por cima tem família de perto -- pfff, é óbvio!) memorável e prazenteira reunião de uma comunidade blogosférica supimpa e para a qual faltam a esta que agora vos escreve, entre preparação de aulas de estatística, comércio internacional, métodos quantitativos, e macroeconomia (acho que aqui incluí tudo), adjectivos mais qualificativos.
Dizei quando, amigos (escreveria amigas mas sei que por cá se passeiam uns quantos amigos, gajos obviamente porreiros e amigos de um seu amigo, neste caso amiga).
Filha, dirá mais tarde mamãe, escreveste tudo sem ler (mais uma vez?). Sim, mamãe, escrevi e publiquei assim mesmo, que tenho de ir trabalhar mas tenho mesmo de dizer a esta gente que me lê (e que é minha) que sim, que voto no "sim" de nos reunirmos na Confeitaria Ideal.
Pasteis de nata on me.
Domingo de Páscoa é capaz de ser difícil, que por lá é mais pão-de-ló. De Ovar? Não, pá, que aquilo
é em Oliveira de Azeméis, algures entre Aveiro e Porto, sítio onde se come, segundo a D. Emília, a tal avó de Maria Bê, "muito e não faz mal".
Um sorriso com migalhas nos cantinhos da boca!

P.S. Desculpai-se-me a ausência, mas Bê, que miss DNC teima em chamar giraça (coro sempre que o leio, tolita, obrigada pela mensagem!!!!!!!), anda mesmo ocupada até aos cabelos (que são compridos, malta, compriiiiidos)...

11 comentários:

  1. Lá estarei, sua giraça! (Só não sei quando...)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Por mim, é já. Domingo de Ramos ainda estou cá ;)

    ResponderEliminar
  3. Misses,
    Concordo! Hum... Zita fecha ao Domingo ao tarde... óóóóóóóóóóóóóóó Zita... acho que tenho de meter uma cunha à gerência...
    Dizei quando, amigas.
    Domingo de Ramos pode ser!
    Sorrisos muitos!

    ResponderEliminar
  4. Minhas queridas, o Domingo para mim não é bom dia... além de que nesse domingo vou estar a curar a ressaca do dia anterior, que eu faço anos no dia 21 e no dia 25 é para a desbunda...
    Não pode ser lá para 15 de Abril?

    ResponderEliminar
  5. Meninas, houve um pequeno lapso da minha parte, eu queria dizer 14 de abril (que é um sábado) e não 15...

    ResponderEliminar
  6. Ai... e posso "ajuntar-me"? Posso? Tenho ca umas saudades de pasteis de nata... ate me babo de noite, juro! Nao estou ai na Pascoa, mas na primeira semana de Maio. Alguem???

    ResponderEliminar
  7. Podes ajuntar-te sempre! E se não puderes ir a OA avisa com tempo que fazemos um lanche com a nossa N. só de pasteis de nata! If AEnima can't come to pasteis de nata, pasteis de nata come to AEnima!
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  8. Ei, vão sem mim?
    :((((((((((((((((((((((

    ResponderEliminar
  9. Nao Rita Maria... vens visitar as tuas raizes minhotas em Maio ou Abril?

    ResponderEliminar
  10. Oh Maria... Quando for em Maio vou a Braga ver a N... alias, e' por isso que vou ai em Maio. Sabado dia 5. It's a date?

    ResponderEliminar
  11. Eu vou ver as minhas raízes minhotas na Páscoa mas volto logo no domingo de Páscoa...depois disso fico com disponibilidade francamente reduzida até 8 de Maio - tenho a mudança no fim de semana a seguir, visitas de 19 a 21 de Abril para o meu aniversário, uma conferência em Amsterdão a 3/4 de Maio e visitas de novo até 7 de Maio. Agora que vejo isto assim escrito até me assusto...

    ResponderEliminar