domingo, 20 de novembro de 2011

Orgulho familiar, uma definição


Avô Álvaro (Ferreira Tavares) e Tia Zita (que até podia ser de Tiazita mas não é, o Zita vem de Rosa, de Rosita). Os primeiros dez minutos são todinhos deles. E dos bolos. Zamacóis, queijadinhas de cenoura, doce húmido, blá blá blá, pasteis de nata. Os tais que são uma delícia.
Diz o meu avô que ainda trabalha e é verdade (no vídeo também canta, lá pelo minuto 19). Pela altura do Natal, Ano Novo, e Páscoa, aos 85 anos labuta como se tivesse trinta. A amassar bolo rei ou pão-de-ló, está na confeitaria ainda o sol não se levantou e só de lá sai já a maior parte dos portugueses jantou. É uma força da natureza este meu avô. A Zita é, de entre uma dançarina louca, uma pasteleira de mão cheia. É uma tia com as letras todas que felizmente acompanha a sobrinha nas loucuras.


Quem estiver por perto passe lá. Fica em Oliveira de Azeméis, mesmo ao lado da Câmara. Encomendas, desvarios, e pedidos: 256-682-257. A adesão às nets ainda não é grande coisa, por isso não vos remeto para o mail. Tradicionalismos, é que é.

11 comentários:

  1. Ó pá, fantástico!
    Noto que emigraste para não ficar totalmente redonda, mas o teu avó é fantástico, delicioso! Os corações agora estão um bocado frágeis....lindo!

    ResponderEliminar
  2. Agora até fui finalmente ver onde ficava afinal Oliveira de Azeméis...é oo lado de Sever do Vouga, onde trabalhou o meu pai. Com o que até conheço um bocadinho da área!

    ResponderEliminar
  3. Oh, e canta!
    Estou encantada. É rapaz casadoiro?

    Já está tudo no meu roteiro português e fica sabendo que vou logo lá e digo com imensa lata que te conheço!

    (desta é que me fui embora!)

    ResponderEliminar
  4. Rita Maria,
    O meu avô é um castiço, isso é! Adora tudo o que é farra e é normal pôr-se a cantar, coisa que lhe depois lhe dá para o sentimento e para terminar a cantoria de lágrima no canto do olho. A idade relaxou-o e tornou-o mais galhofeiro.
    A confeitaria das minhas tias (há uma outra, a Clara, que não apareceu) é um must do turismo local, até porque a doçaria vale mesmo a pena. O doce húmido é muito antigo e a receita manteve-se, de maneira que os bolos sabem mesmo a bolos -- juro que isto fará sentido com a primeira dentada.
    Aparece lá, sim, e diz me conheces do blog! Com um bocado de sorte ainda mo dizes a mim, que costumo lá estar ao Sábado. Marcamos encontro para depois de Fevereiro? O primeiro pastel de nata e o primeiro triângulo são on me.
    Um sorriso docinho!

    ResponderEliminar
  5. Mas, mas, mas...estás cá em Fevereiro?

    (não sei de onde me veio o "cá" - para mim é um lá, para ti também) (ou não?)

    ResponderEliminar
  6. PARABÉNS!!!!
    É a única palavra que me ocorre.
    Fico muito contente poe saber que tão doces delícias são agora do conhecimento MUNDIAL!!

    Beijinhos aos intervenientes.
    Ps- O teu avô está em espectáculo!!

    ResponderEliminar
  7. Rita,
    Lá é na confeitaria, em Oliveira, por onde darei vários ares da minha graça depois de Fevereiro. Vou voltar às lides académicas e ensinar umas quantas almas sedentas de saber económico e estatístico, e por isso vou estar em Portugal durante todo o segundo semestre. Aos Sábados é bem provável que sirva uns cafés por lá, normalmente almoçamos todos (avós, tia, tio, e quem mais aparecer) e depois eu fico na conversa e ao serviço (ainda que a patroa só pague em géneros e tenha mau feitio). Bem combinadinho arranja-se qualquer coisa. Depois vou dando novidades.
    Um sorriso já a esfregar as mãos de satisfação antecipada!

    ResponderEliminar
  8. Kate,
    Já para não falar que o meu pai costuma receber, religiosamente, por altura do Natal, um bolo-rei, e na dúzia de pasteis de nata que eu trago sempre na mala.
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  9. Rita,
    Done! Vai-te preparando porque a Zita é uma hostess de primeira e não desiste enquanto não experimentares pelo menos -- e friso o pelo menos -- quatro variedades de bolos diferentes (coisa que já presenciei depois de um lauto almoço com direito a prato cheio e três repetições depois uma viagem de quase vinte horas -- felizmente tinha avisado o jóve em questão, hoje marido, diz que há um papel assinado e tudo, que lá em casa é tudo doente).
    Sorrisos às dúzias, como os pasteis!

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo, quer dizer, tem de compensar a viagem!...Só tenho de esquecer a ideia de combinar a coisa com um almoço em Sever do Vouga.

    ResponderEliminar