sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vinte e dois ponto oitenta e seis, mais coisa menos coisa

A sério que vão roubar aos funcionários da função pública 1/7 do seu salário? Depois de já lhes ter sido retirado, no ano passado, cerca de 10%? Não, eu não devo ter ouvido bem. Contas de cabeça... não, por favor... resiste, resiste, resiste...
1.º  Corte de ordenado de 10% --> ficam 90%
2.º  Corte de 2/14 = 1/7 = 0.1429 -- > ficam 85.71%
3.º Mas... atenção que os corte foram sequenciais, pelo que realmente
     90 * 85.71 = 77.14% é o verdadeiro salário que nos resta depois destes cortes
Pelo que os vencimentos, de há um ano para cá, diminuíram em cerca de 22.86%.
Maria, estás a esquecer-te do corte do subsídio de Natal deste ano?
Não, não estou. Mas estou a tentar...

E depois...
Depois podia vir cá dizer que é preciso pagar o défice. E que o corte salarial é uma medida tão boa como qualquer outra para minorar a despesa, que se quer bem mais contida. Podia dizer também que a teoria económica sugere que pagar menos aos funcionários não incentiva ao emprego, muito pelo contrário. Tenho a certeza que estudos psicológicos apontarão para os efeitos nefastos na eficiência (já para não falar na motivação) que esta medida terá. Mas sinceramente não me apetece. Apetece-me mesmo é cruzar os braços, enrolar-me numa bolinha com a minha filha e ir ver a Rua Sésamo.
Sim, acho que é melhor.
O Elmo está a aprender a andar de triciclo, coisa que a própria cria está a fazer. E acho que no episódio de hoje só se conta até três. Parece-me melhor, a álgebra está a dar-me dores de cabeça.

P.S. A minha filha acabou de dar uma lambidela no comando, do topo ao fundo. Não sei se isto tem alguma significação particular, mas achei que íeis gostar de saber.

1 comentário:

  1. Pois é.. mas a isso há que somar o aumento do Iva, o Corte nas deduções fiscais, o aumento da electricidade, das taxas moderadoras ..e o resto de que nem me quero lembrar porque já tive o dia estragado e se continuo a pensar que mais coisa menos coisa, metade do salário da minha meia laranja foi à vida num piscar de olhos... e cheira-me que o meu não deve demorar muito.. é só descobrirem mais uns buracos algures...

    Sempre disse que não voltava a emigrar porque já passei por isso e não gostei lá muito da experiência... mas assim de repente... não sei não.

    Jorge

    ResponderEliminar