segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os livros da minha vida I: O tom da resposta

Eu, Maria, aqui venho responder, por escrito, que tenho para mim tornará mais difícil qualquer desmentido futuro, ao desafio lançado por Sô Dona Rita Maria, há tantos dias que ela decerto julga que me esqueci, sobre os meus hábitos de leitura.
Antes disso tive de decidir, e confesso que foi processo moroso, até mesmo antes do desafio me ser lançado, pois que o via por essa blogosfera, o tom da resposta. É que nestas coisas de resposta a inquéritos, inquéritos esses que ainda por cima não são anónimos, como é o caso, já que todo o mundo pode ler as respostas de Maria Bê, quer esse mundo saiba quem é, de facto, vestido, e ou ambos, tudo menos nua, porque Maria é senhora casada mas essencialmente dada a apanhar resfriados...bolas, Maria já tinha jurado a si própria que evitaria escrever assim, parece que não conhece pontos finais: "Maria, apresento-lhe o ponto final", "Ponto final, esta é a Maria".
E eis que de repente muda de sujeito o interlocutor, numa figura estilística bem à moda de quem redige o texto, mas que deixa muito a desejar em termos de continuidade. A explicação reside num cérebro um bocadinho esquizofrénico, essa é que essa, e deixemos a coisa por aí.
Tom da resposta, tom da resposta... Maria gosta muito de ler respostas a inquéritos que exibem a criatividade e, muitas vezes, a degeneração mental do respondente. Se lhe der para a marotice, então, Maria delicia-se. Mas Maria também gosta de ler repostas sérias, profundas, sinal de que a mente que as processou é inteligente. Maria gosta de saber sobre o que pensam pessoas diferentes de si, especialmente pessoas que sabem muito sobre determinado tema. Foi-lhe inclusive dito recentemente e para seu espanto, pois que se inquirida tenderia a descrever-se como gralha, que é uma pessoa "who listens and does not ask too many questions". Maria espera placidamente que as coisas venham até si, que as almas e as bocas se abram com o vagar que precisam, sem as fustigar com perguntas de curiosidades tolas. Há tempo para tudo e para tudo há um tempo.
Mas Maria divaga, como é já seu hábito...
Maria vai então responder ao repto de Maria Rita com seriedade. Pelo menos com a seriedade possível, porque Maria, que também é Bê, só pensa em bolachas. Também pensa noutras coisas, mas como mamãe lê o blog há que manter o nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário