domingo, 24 de julho de 2011

Minha pátria é a língua portuguesa (ainda que às vezes viva na estranja)

Fui roubar a parte principal do título deste post ao Fernando dos Pessoas que, escondendo-se sob a assinatura de um tal de Bernardo Soares, se rendeu ao desassossego e assim confessou o seu desamor, o odio verdadeiro, unico odio que sentia, pela
pagina mal escripta, como pessoa própria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ípsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse
(roubado daqui)
Não sendo eu moça dada a ódios tão viscerais, sou apesar disso dada ao incómodo sempre que a minha pátria (que é também a do Bernardo que também foi Pessoa) é vilipendiada a torto e a direito por uma populaça desatenta e, pior para ela própria e para meus pobres nervos, às vezes ignorante.
Na semana passada...

Supermercado Minipreço, Julho, 2011

Supermercado Minipreço, Julho, 2011

Com pedidos assim eu, ponto um, não mostro coisa nenhuma à saída e, ponto dois, continuo confusa sobre o horário de funcionamento -- que raio está o ás (de copas, espadas, ouros, ou paus?) a fazer no meio da tabela?

Foto do écran da SIC Notícias, Julho, 2011

Os jornalistas não têm corrector ortográfico, tadinhos. E isto ficou ali ainda uns minutos valentes (pelo menos o tempo de eu dar por ela do erro, achar que estava a ver mal, pensar em ir buscar o iPhone para tirar uma foto, achar que não daria tempo, mesmo assim ir buscá-lo, ligá-lo, e tirar não uma, mas duas fotos).
E agora, porque também tenho algum carinho pelas vírgulas bem semeadas (ainda que reconheça que a pontuação por vezes possa ser pessoal e quaise instransmissível),

Hospital de Ovar, Julho, 2011

Sendo adepta fervorosa da leitura para crianças, com crianças, às crianças, tudo ao monte e fé no Senhor*, só peço que por favor não ponham vírgulas antes dos verbos.

*Mamãe, que percebe destas e de mais coisas do que eu, diz que a expressão correcta é "tudo a monte e...". Fica aqui o reconhecimento de que a expressão talvez esteja a ser usada erradamente. Como os deuses do google não me convenceram, deixei ficar o original (olha, uma vírgula antes de um verbo! -- chicoteio-me já ou mais tarde!?). Rogo-vos todavia que, caso Maria esteja errada, a corrijais, para que da lista de seus pecados, entre gula e vaidade e cobiça do marido da próxima, não constem violações à língua que a acolhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário