quarta-feira, 15 de junho de 2011

Maria Bê volta à escolinha para aprender a conduzir #3

Para os menos entrosados nesta aventura e com algum tempo em mãos, é fazer favor de clickar na parte 1 e na parte 2.
Quem, por preguiça, falta de tempo, ou sede, não quiser clickar e mesmo assim pretender saber do que falo, um resumo em três passos: (1) estava uma belíssima manhã de Terça-feira quando eu, em excesso de velocidade a caminho do ginásio, fui apanhada pelo radar de um polícia (esta última parte é que foi a minha desgraça); (2) o polícia, simpático e que ainda por cima já foi a Portugal, coisa invulgar nos gringos, não me deixou ir embora sem que eu assinasse uma "Arizona Traffic Ticket and Complaint" (não é um reconhecimento de culpa, é só um reconhecimento do incidente), e (3) em vez de pagar a multa o que aumenta o prémio do seguro, escolhi fazer um Defensive Driving Program.
Agora que estamos todos up to speed (chalaça brilhante que usa o facto de eu ser "multada" por excesso de velocidade e a palavra speed, e que quer dizer "a par de tudo"), prossigamos com a narração.

Ficámos no envio dos documentos para alguém os verificar e dar o ok, sem isso não havia como começar o programa do curso.
O email com a aprovação chegou às 22:59 de Sábado à noite, ainda que eu só o tenha visto durante uma das minhas já habituais insónias entre as duas e as três da manhã (dez e onze da manhã em Portugal continental). Decidi logo fazê-lo no dia seguinte, Domingo, desse lá por onde desse, afinal o curso tinha de ser completado até ao dia 14, Terça-feira (ver aqui).
Domingo à tarde: criança na cama para a sua sesta diária, marido com avisos de potencial escorraçamento do escritório caso fizesse demasiado barulho (também para sofrer na pele o que habitualmente me faz passar e assim ver o que é bom para a tosse), garrafinha de água com gás com sabor a frutos silvestres ao lado, RFM aberta, email fechado para não haver tentações, e fiz-me ao curso.
Saudou-me uma página que me explicou que há um índice, um Table of Contents que devo percorrer, é preciso começar do início e segui-lo direitinho sem avançar alíneas (ou como dizem tantos, alinhas e a que eu, companheira para a maluqueira que sou, digo sim senhor, bora lá!). Para que não restem dúvidas, a secção do curso que tenho de fazer primeiro está marcada "TODO", assim tudo juntinho, em maiúsculas, e a vermelho. À medida que for completando a secção, ela ficará marcada "DONE" e a seguinte ficará marcada "TODO". Entendido.
Mas a explicação fulcral veio a seguir:

NOTE: If you are taking a course with time requirements, you need to spend a certain amount of time on a section. If the timed section contains subsections which were all opened, they might all be marked DONE, but the main section will remain marked TODO until the time requirement has been met. The timing progress bar will be displayed in the center of the top navigation.


Trocado em miúdos, isto quer dizer que tenho mesmo de passar algum tempo em cada secção, não dá para saltar (graciosamente de nenúfar em nenúfar). Quanto tempo, não diz em lado nenhum, nem mesmo depois de começar o curso descobri o número mágico.
O que descobri, contudo, é que o curso, que tem a duração de quatro horas, requer que durante essas mesmas quatro horas esteja de facto à frente do computador, janela do curso aberta, alguma atenção à página. E porquê? Porque a cada dois ou três minutos, mais ou menos minuto, se eu não selecciono o texto ou pouso o cursor num sítio diferente do texto, há uma mensagem que aparece dizendo que parece que eu já não estou activa e ou clicko no "I'm still here" ou xau xau (sobre a (des)necessária atenção ao assunto eu discorrerei mais tarde).
A cada dois ou três minutos!
Não importa se estou a fazer scroll down ou up ou se estou entretida a ler um parágrafo ou a ver um filme sobre condução (pois que vi!, entre vários um de uma menina a aprender a conduzir numa rotunda -- hilariante!), se não pouso o cursor em sítios diferentes, pumba, mensagem de ou clickas ou xau, com a irritante agravante de que o texto volta ao início da página, bem lá em cima, e eu tenho de ir à procura do parágrafo que estava a ler.
Quatro longas horas disto sem alternativa. Humph!
Mas a odisseia ainda só vai no início.
O site exige ainda que responda a sete questões de verificação de identidade. Estas questões serão perguntadas sempre que iniciar uma secção nova. As questões?
   #1. Nome de solteira da mãe.
   #2. Cor preferida.
   #3. Hobby preferido.
   #4. Cantor preferido.
   #5. Alimento preferido.
   #6. Nome do animal de estimação.
   #7. Disciplina preferida.
E assim foi, de cada vez que comecei cada uma das seis secções. A seguir um exemplo do primeiro conjunto que me foi perguntado:

Identity Verification do site do Defensive Driving Program, 12 de Junho, 2011

Conseguis imaginar qual foi a minha resposta à questão #5?

[Continua]

3 comentários:

  1. Imitando miss B: - "Chachas".

    ResponderEliminar
  2. Perdoa: não é miss B é miss Bê.

    ResponderEliminar
  3. Micas,
    Imitando a mini-miss Bê, que a graúda pede-las com as letras todas!
    Um sorriso cheio de migalhas!

    ResponderEliminar