sexta-feira, 20 de maio de 2011

Escorpiões, o derby continua: A Classificação dos filmes

(este texto explica a classificação atribuída aos filmes do post Escorpiões, o derby continua: Os filmes).


Delicada para com vossas mentes que sou, fui ao site da Comissão de Classificação de Espectáculos estudar os critérios de classificação dos mesmos.
Fiquei logo a saber que a legislação base data de 21 de Setembro de 1982, dia em que monsieur bolacha soprou cinco velas no seu bolo de aniversário (que suponho ter sido de cenoura, o seu predilecto).
Sete anos antes, o 25 de Abril revogara tacitamente o Decreto-Lei n.º 263/71, que regulava a classificação dos espectáculos e divertimentos públicos, pelo que era necessário "regular a frequência de espectáculos e divertimentos públicos por menores e (...) criar mecanismos de defesa do público espectador, dando-lhe a conhecer previamente a classificação do espectáculo e atribuindo-lhe o direito a recorrer da classificação atribuída".
Foram então criados cinco escalões etários, a saber para maiores de 4, 6, 12, 16, e 18 anos. Adicionalmente foram criadas as classificações de "pornográficos" ou "de qualidade" a aplicar "sempre que for caso disso" (art. 2º número 2).
Então e os menores de 3 anos, hã, perguntais vós já curiosos. Amigos, deixai os crianços em casa com os avós, cão, ou periquito (atenção que não recomendo nenhuma destas duas últimas alternativas!) porque os "menores de 3 anos não podem assistir a quaisquer espectáculos ou divertimentos públicos caracterizados pela legislação em vigor" (art. 3º, alínea a). O artigo 4º esclarece ainda que serão classificados:
a) «Para maiores de 3 anos», os espectáculos desportivos e de circo, os concertos musicais e
similares e os espectáculos de ópera e bailado;
b) «Para maiores de 6 anos», os espectáculos tauromáquicos

(...).
3 - Será «Para maiores de 12 anos» a frequência de lugares públicos destinados a bailes populares.
4 - Será «Para maiores de 16 anos» a frequência de discotecas e similares.
5 - Será «Para maiores de 18 anos» a frequência de clubes nocturnos e similares.

(...)
Desculpem, alguém disse espectáculos tauromáquicos para maiores de seis? Devo ter lido mal...
E os critérios, Maria, perguntais já enfastiados desta minha incursão pela cultura. Aqui estão:

Critérios da Comissão de Classificação de Espectáculos

Daí que tenha decidido classificar o primeiro filme de "De Qualidade". Porque artisticamente falando acho que está muito bonito, a cores são muito vibrantes, há muito brilho, nota-se a realização cuidada. Já os filmes seguintes são claramente para maiores de 18 porque eu achei que exploram "formas patológicas de violência física e psíquica". Infelizmente a patologia está toda na minha cabeça, que acho piada a filmar estas coisas e depois vir pô-las aqui. Qualquer dia batem-me à porta uns senhores com um casaquinho branco aconchegado e depois é que vão ser elas...

Sem comentários:

Enviar um comentário