domingo, 13 de março de 2011

Graus de Separação & Pergunto-me #7: Como posso jantar com o Brad?

 
A ideia dos graus de separação, também conhecida como "Rede Humana", é a teoria segundo a qual qualquer pessoa no planeta está ligada a outra através de uma cadeia de conhecimentos que não tem mais do que cinco elos.
Supostamente inspirada pelo discurso de aceitação do Prémio Nobel da física por Marconi em 1909, esta teoria, que vai fazer quase um século, foi inicialmente proposta pelo húngaro Frigyes Karinthy em 1929, e desde meados da década de 50 que tem sido alvo de várias tentativas de teste. Por exemplo, há cerca de dez anos, um professor da Columbia University, Duncan Watts, testou as implicações da teoria com uma experiência bastante moderna. Tal como nas experiências que o precederam, Watts enviou um "pacote", só que este pacote era nada mais nada menos do que uma mensagem de email que tinha de ser entregue a um destinatário específico. Ora 48.000 recipientes e 19 alvos em 157 países depois, Watts verificou que o número médio de intermediários era, efectivamente, seis.
A coisa é naturalmente um bocadinho mais complicada, e uma nota importante a reter é que as pessoas não se conhecem sequencialmente, como se de uma "cadeia" se tratasse, mas a ideia base é esta. Fixe, não é?
Agora deixemo-nos de profundidades académicas e vamos ao que (me) interessa: da teoria deduzo que, de um modo ou de outro, eu conheço o Brad Pitt. Ou quem diz o Brad, diz o George, o da família Clooney.
E agora pergunto-me... com quem é que eu tenho de falar para marcar um jantarzinho com um deles?

Notazinha piquena: o Prémio Nobel da física de 1909 foi atribuído, em conjunto, a Guglielmo Marconi e a Karl Ferdinand Braun pelos seus contributos para o desenvolvimento da telegrafia sem fios. Para os mais curiosos, que eu não quero que vos falte nada, informação adicional aqui.

6 comentários:

  1. Então, conforme esta teoria, adivinham-se chances no horizonte? Fico muito mais feliz.

    ResponderEliminar
  2. Graus de separação, Rede Humana, cadeia de conhecimentos que liga duas pessoas. Interessante! Jantar com Brad ou almoçar com George. Estimulante! Qual a cadeia mais eficaz? O que resultar, seja o que for ... que seja uma excelência! Quem diria que o envio de uma foto estabeleceria esta cadeia? Uma cadeia de raciocíncios que contibuiu para ligar duas pessoas em dois continentes diferentes. Dostoievski dizia que o segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver. O teu blog instalou-se na lista dos meus motivos. Beijnho para ti.

    ResponderEliminar
  3. Isabel,
    Este comentário fez o meu Domingo, coisa boa!
    Obrigada pela citação, um dia destes acho que a tomo emprestada e a pranto aqui no blog.
    Um beijinho e um sorriso.

    ResponderEliminar
  4. Estou pensando a quem escrever para marcar uma serie de jantares que ha muito vagueiam pela minha mente!
    Depois de este post de hoje durmo mais feliz. Minhas chances de concretização de tais jantares cresceu exponencialmente!!!

    ResponderEliminar
  5. Ora ora!
    Desde que me convides, naturalmente.
    Tenho saudades da vista para o mar que tem a tua maison.
    Sorriso

    ResponderEliminar