segunda-feira, 14 de março de 2011

Está aberta a saison!

Aviso: contém imagens eventualmente chocantes para leitores mais sensíveis. Ou que não gostem de escorpiões ou outros insectos rastejantes. Ou ambos. Ou para a minha mãe.

Escorpião do Arizona em posição defensiva (ou de ataque)
Escorpião do Arizona sob luz ultravioleta

Aqui no Arizona já chegou a Primavera. São sete e pouco da noite e lá fora estão uns simpáticos 26°C, amanhã esperam-se 31°C de máxima. A cada dia que passa a relva fica mais verde e há mais flores na paisagem (eu um dia trago aqui fotos, prometo). Ora até aqui tudo bem, tudo a soar muito primaveril. Há a referência ao quentinho, há a referência ao verdume, há a referência às flores, tudo muito lindo.
Agora o que não é nada lindo, muito pelo contrário, é que cá por estes lados a Primavera também traz... engole em seco... escorpiões. Para mal dos meus pecados, o Arizona é sobejamente conhecido pela sua população de escorpiões, em particular pela população de, olhem que nome tão apropriado, "Arizona bark scorpions", de seu nome técnico Centruroides sculpturatus.
Então vamos lá a uma lição-em-três-partes sobre os escorpiões do Arizona a ver se vossas excelências são um nadinha solidários com este meu drama.
Primeiro, a taxonomia.
O bark scorpion pode ser traduzido para o "escorpião da cortiça" ou, com um pouco mais de criatividade, "escorpião do latido". Ainda que goste mais do som da segunda, inclino-me mais para a primeira versão e explico porquê. Em primeiro lugar, dada a cor. O escorpião do Arizona tem uma cor amarelo-acastanhada a fazer lembrar a cortiça, debaixo da qual, aliás, gosta de se esconder. Em segundo lugar, o escorpião não late, quando muito ferra, e ferra a valer, daí que haja uma lição assaz importante de aprender com o ditado "escorpião que ladra não ferra". Não ladrando nenhum, ferram todos.
Para piorar um bocadinho o cenário, o veneno destes mafarricos é o mais venenoso do reino dos escorpiões, e a ferroada é dolorosa para cara***, associando dores lancinantes a sensações de dormência e de formigueiro. Malta, eu aqui há meses fui ferrada por uma vespa e vi-me e desejei-me. Já me disseram que a ferroada do escorpião é pior.
Segundo, o habitat.
O escorpião do Arizona, vivendo naturalmente no Arizona, está muito bem adaptado às condições de vida no deserto, e por isso igualmente bem preparado para passar grandes períodos sem água. Gostam de se proteger do calor infernal durante o dia, e é vê-los felizes e contentes debaixo de rochas, pilhas de madeira, ou cortiça. É escurinho e abrigado? Há insectos por perto? Então se és um escorpião do Arizona, este é o teu paraíso!
Terceiro, coisas mesmo catitas.
A resistência dos escorpiões é nada menos que impressionante, sendo apenas igualada pela das baratas e alguns lagartos. Já foram afogados e congelados para umas semanas depois emergirem do seu soninho frescos e lampeiros como se nada fosse. Também já foram sujeitos a testes nucleares sem que se tenham observado efeitos adversos.
Um facto muito curioso e finalmente de alguma utilidade para moi é que estes escorpiões brilham quando expostos à luz ultravioleta. E foi ver-nos ontem, senhor bolacha e sua senhora (eu!), cada um com a sua lanterninha de luz ultravioleta pelo jardim, num date, caçando escorpiões. Ambos procuramos, mas quem manipula o death pole é ele. Eu encontrei seis, ele encontrou um (eu ia à frente).
Resultado:
Variação da população de escorpiões no nosso quintal: -7.
Ainda sobram umas centenas. Está aberta a caça.
Prometo manter-vos ao corrente dos nossos avanços.

Cortesia de defensora dos direitos dos animais para também defensor dos direitos dos animais: escorpiões não são animais. Pronto.

4 comentários:

  1. É bom que a menina bolacha (a pequenina) aprenda a conhecer o bicho e a fugir a 7, 7 não, é pouco, a 7.000 pés.

    ResponderEliminar
  2. Isabel,
    Se a pequena vê um ainda acha que são mascotes em potencial. Isto se não os achar da cor dos biscoitos ou bolachas e lhes tentar chamar um figo.
    Sorriso

    ResponderEliminar
  3. COMÉQUIÉ???????
    eNTÃO OS ESCORPIÕES "renascem dos seus períodos de dormência (congelados por semanas) quais donzelas após uma soneca???? Não estou a perceber ... Mr B mandou p/ o teu Avô um chupa-chupa com um escorpião dentro ... não estou a perceber ... Explica-me como se eu tivesse 5 anos ... coméquié???? (pronunciar exactamente como se lê).

    ResponderEliminar
  4. Depois disto fiquei na duvida.... Marco bilhete, nao Marco bilhete, Marco bilhete, nao Marco bilhete...
    Ok, Marco!!!!

    ResponderEliminar