segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Das delícias de ter uma filha bilingue #9

(texto impróprio para alérgicos ao vernáculo)

As fadas Merryweather, Flora, e Fauna, e Aurora, a Bela Adormecida

A minha filha adora histórias de encantar. Haja princesas, bruxas, e acima de tudo fadas, e lá está ela, ávida, olhos esbugalhados, sorriso aberto, ouvidos à escuta. Hoje, enternecida, comprei-lhe as fadas da Bela Adormecida, a Fauna, a Flora, e a Merryweather, e dei-lhe a primeira depois do almoço. Ficou feliz.

Ao final da tarde, quando o pai chegou a casa, pedi-lhe que lhe dissesse que tinha recebido a fada -- agora lembrai-vos, por favor, que piquena bolacha é bilingue e traduz automaticamente de uma língua para a outra quando um de nós lhe pede, na nossa língua, que diga qualquer coisa ao outro. E então eu tive de me controlar, tive de me controlar muito para não me desmanchar a rir quando ela disse (aqui foneticamente): "papá, look, I have a foda, a foda, papá, I have a foda!!". E ela que sabe tão bem dizer que é uma Fairy-Princess-Butterfly...

10 comentários:

  1. Amei! Faz-me lembrar algumas cenas que a minha prima, que vive em Londres, contava da filha. A miúda agora já tem 12 anos e já não comete essas "gaffes", mas em miúda dizia coisas deliciosas!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou à espera da cara de choque da malta quando ela um dia pedir uma faca ("fuck") num restaurante. Ou só a da sogra. Heheheheheh!
      Smile!

      Eliminar
  2. E que tal "libro" para livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum... que palavra peluda me está a escapar? Não terei uma mente tão conspurcada como penso?
      Um sorriso!

      Eliminar
  3. Priceless!
    (estás a escrever estas coisas para mais tarde recordar?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também! Tenho um draft no email no qual registo os momentos principais dela (deles), mas o blog ajuda -- sou mais disciplinada aqui. Mas essencialmente acho imensa graça às calinadas dela e falta-me com quem as partilhar (vida de emigrante). Há coisas que perdem graça na tradução e o marido não acha tanta piada.
      Um sorriso!

      Eliminar
  4. Só quero muito e não vejo o momento, ouvi-las ao vivo e já agora, a cores, se possível e... rápido!!! Tenho SSSSSSSAUDADESSSSS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também temos muitas saudades! Da Zituh e da Quiiiiiiiiiiiiiim!
      Sorrisos vários!

      Eliminar