quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Despudorada, uma definição

É oficial. Sou uma despudorada. Pior, sou uma mãe despudorada e que está a pavimentar o caminho para uma filha percorrer igualmente despudoradamente. Vede bem o bilhete que a nova professora da minha filha, para cuja sala mudou esta Segunda-feira, me enviou:


Ou seja, quando a indumentária da cria incluir uma saia ou um vestido, é favor cobrir a cuequinha com uns calções ou leggins, ó sua maluca, sua impudica duma figa!

Pergunto-me agora: as mães em Portugal também cobrem as cuequinhas das filhas quando estas usam vestidos ou saias? É que francamente não sei, nunca reparei e por isso nunca me ocorreu perguntar. Mas será que é um costume que só eu desconheço, e que portanto me desculpo com a ignorância, ou é apenas mais um pormenor de diferença cultural que me veio, não morder o rabo tão literalmente assim, mas a cueca da pequena?

Se a resposta for a diferença cultural, isto comicha-me. Naturalmente que respeito e cumpro, a miúda tem ido para a escola de calções todos os dias (nem saias nem vestidos), mas custa-me compactuar com as regras sobre imodéstia. Talvez, se ela fosse mais velha, isso me preocupasse, mas acho-a tão pequenina, tão assexuada, que o tapar do que tapa as partes pudendas me parece maldoso pela maldade que implica reconhecer.

Fora o facto da urticária intelectual, para a qual bem tento tomar chá de cidreira mas parece não haver meio de passar, incomoda-me a cedência. Americanizo-me ma non troppo.

Fica a pergunta: vós, gente melhor informadas sobre estas coisas, sabeis se em Portugal também se tapa a cueca das mini-misses? Sempre grata, vossa Maria.

17 comentários:

  1. Não, não se usa. No máximo umas cuequinhas de pano para cobrir a fralda. Mais nada. Palavra de pediatra, que os manda despir a todos, sem pudor nenhum. [Com os pais ao lado, como é óbvio, ó gente amalucada!]

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na qualidade de perita, descansas-me. Ainda bem que não me falhou nada!
      Um sorriso!

      Eliminar
  2. Não se usa nada. E é tão comum as meninas passarem aquela fase de levantar a saia e mostrar as cuecas a meio mundo, sem maldade nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive uma fase em que mostrava a barriga. Há registos fotográficos de mim em frente à minha cadela e respectiva descendência de barriga empinada e bem ao fresco. Houve uma altura em que a minha filha pareceu padecer do mesmo mas depois deixou-se disso, que pena.
      Sorrisos!

      Eliminar
  3. Mas tu estás nos states ou na arábia saudita? Que parvoíce! cuequinhas de pano, no mesmo tecido do vestido, para compor, já vi. Mais que isso é tolice. A minha sobrinha sempre andou de saia e cueca; se queria leggings ou calção não punha uma saia por cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente perguntas bem! Este país é cheio de inconsistências. Respeita-se o direito à cobertura mas não ao contrário (dentro dos parâmetros da decência). O politicamente correcto entra-nos pelos olhos sem dó nem piedade. E entra devagar e disfarçado, para não darmos por ela. Já sou por isso daqui a pouco vou escrever um post realmente despudorado, bolas.
      Sorriso!

      Eliminar
  4. Credo!
    Deve ser por isso que depois não sabem usar saias, alemanam e estragam até vestidos pelo joelho com aquelas leggings horríveis que acabam a meio da canela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales... a miúda tem vestidos tão giros... e agora, o que faço!?!?! Mando o bom gosto pela janela? Converto-me? Começo a andar de t-shirt com manga e digo adeus às alças?! Vou ali chorar um bocadinho...
      Çemaile!

      Eliminar
  5. Isso faz-me lembrar o tempo da velha senhora quando as mulheres sérias não podiam sair à rua sem as suas meias de nylon para não serem apelidadas de "mulheres fáceis". E isso também se aplica quando estão 40 graus? A criançada vai desidratar com o calor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem-vinda!
      Esse problema do calor não se coloca muito: indoors há ar condicionado e a miudagem só vai para o recreio de manhã, quando ainda não está muito calor.
      Sabes o que me chateia? Eu própria invoco muito o "à mulher de César não basta ser, há que parecer", mas aqui a seriedade é uma construção bacoca baseada puramente em sinais exteriores. Vê-se pelo número de políticos conservadores arautos dos bons costumes que depois são apanhados em casas de banho público com "assistentes" mais novos e espadaúdos que deixaram cair moedas ao chão (ou será sabonetes?) ou com mulheres da vida (a quem doam o seu tempo e alguns trocos com a esperança de as fazer ver a luz). Enfim...
      Um sorriso!

      Eliminar
  6. Que gente doida! Isso mais parece coisa vinda das Arábias do que dos States.

    ResponderEliminar
  7. Tens de perceber (e até percebes melhor que eu, claro) que, nos states, tudo o que tenha mesmo que vagamente a ver com sexo, é para omitir, tapar, censurar, esconder.

    Há uns anos convidámos um americano para vir passar uma semana a Portugal (em trabalho), e a PRIMEIRA coisa em que ele reparou, na viagem do aeroporto para o hotel, foi nos mupis de publicidade. Vê-se logo que estamos na Europa. Então porquê? Vocês não vêem mal nenhum em mostrar maminhas na publicidade.

    Os americanos higienizam tudo. E depois admiram-se com o 16 and preagnant :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia em que deixar de me surpreender com estas coisas é o dia em capitulei e chegou a hora de voltar definitivamente. Espero nunca perder o distanciamento. Sei, todavia, por experiência, que estas coisas primeiro se estranham e depois se entranham, apesar da cautela. Felizmente que adoro ver um bom par de mamas na publicidade e vou aproveitando quando em casa (acho que já escrevi sobre isto).
      Nem me fales no 16 and pregnant... mas tens de ver o Honey Boo Boo... Eu já vi muita coisa, mas este bate tudo... Imagina um Toddlers and Tiaras mas ainda mais bas fond.
      Um sorriso!

      Eliminar
  8. O meu pai é reformado da TAP e à conta disso fizemos - eu e manos - umas viagens em jovens quando morávamos com ele e com a minha mãe. Uma das vezes, no Canadá, a minha irmã foi proibida de continuar na piscina do hotel porque só tinha a parte de baixo do biquini (de menina, tinha 4 anitos, aqui em Portugal vê-se imenso as miúdas assim quando são muito pequenitas). Nunca mais me esqueci disto e já foi há 30 e tal anos; cá acho que nem havia biquinis para miúdas tão pequenas, só fatos-de-banho e essas partes de baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa,
      Agora me tramaste e bem: eu DETESTO esses bikinis com duas partes. Por cá só se vendem assim, realmente, mas eu só visto a parte de baixo à miúda. O que vale é que também não há praia por cá e nem usamos piscinas públicas, mas... ai que se me dá uma coisinha ruim!!!!!!!!!!
      Sorriso de cara feia!

      Eliminar
    2. Eu compreendo-te muito bem! Quando li esta tua história lembrei-me logo desta da minha irmã... Nessa altura nem queríamos acreditar!
      Beijinhos ao biscuit coradinho (do tempo que já tem de forno :-)).

      Eliminar