domingo, 8 de julho de 2012

O peso de um nome (letra A)

Começou mais uma batalha Madame versus Monsieur Bolacha: há que escolher o nome do rapaz. Sendo Madame portuguesa dos quatro costados e Monsieur uma miscelânea rafeira de várias nacionalidades mas de cidadania americana e de sobrenome russo, a tarefa afigura-se difícil. Para complicar um pouco mais a demanda, são ambos teimosos. E Madame quer que o nome próprio seja português. É veemente nesta exigência. Acha justo. Adiante.

Aberta a lista de vocábulos admitidos e não admitidos como nomes próprios do Registo Civil, Maria depara-se com algumas pérolas. Como estas:
Aldo Dino (página 3)
Alpoim (página 4)
Amauri (página 5)
Amável ""
Amor ""
Anania (página 6)
Ariosto (página 8)
Armelim ""
Azul (página 10)

Até agora Maria propôs Max e Benjamim. Marido propôs Alek, Domminick, e Matteas (este último porque Maria sugeriu, há tempos, Mateus). Respondendo à provocação de seu legítimo marido de que tinha sugerido mais nomes do que a própria, Maria sugeriu Manuel e João (sabendo de antemão que este último é impraticável nos EUA). Resposta imediata do senhor: Manuel é nome de cortador de relva mexicano. Resposta de Maria: é nome de rei. Afinal, ele queria chamar Anastasia à nossa filha, nome de princesa russa.

Tenho inveja das mulheres cujos maridos as deixam escolher os nomes dos filhos. Como será a taxa de divórcio dessa gente?

19 comentários:

  1. São grandes as pérolas! Até podemos chamar Luís Figo a um filho! Já Maria Papoila continua não admitido...

    Quanto ao biscoito, acho que vai acabar por se chamar David... (digo eu).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. BdM,
    Surpreende-me que não haja p'raí uma avalanche de Cristiano. Diz a minha obstetra que continuam os Rodrigo e que os Tomás estão em alta. Estou algo desiludida...
    Eu, pecadora, me confesso: estou a fugir dos nomes bíblicos. Mas nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  3. Estás a fugir dos nomes bíblicos e queres Mateus?...
    E olha que o senhor tem razão, o biscoito vai viver em terra em que Manuel é nome de mexicano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana,
      Estou grávida = não tenho de fazer sentido. O Mateus apareceu porque gosto de nome que começam com "m", acho uma letra linda de pronunciar e qualquer nome com ele é mais mimoso (pun intended).
      O problema com o "Manuel" é que, se pensares bem, quase todos os nomes portugueses têm um flair latino e soam espanhóis. Ai Dios mio!!!
      Um sorriso!

      Eliminar
  4. Eu gosto de Benjamim, acho muito ternurento (até porque parece "beija mim").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa,
      Também acho que soa bem!!! Soa a beijinhos. E depois tem os "m" de que eu tanto gosto. A minha filha chama-se Mia, e eu adoro "m"...
      Um beijinho!

      Eliminar
  5. Não percebo nada do assunto, mas sempre achei que escolher nome era prerrogativa de mãe. Bom, eu sou uma excepção, que mamãe perdeu e desistiu de me chamar Margarida.
    David é uma boa aposta e um nome bem bonito. A fugir do que agora se usa, que já não se aguenta tanto Manel, Martim, Salvador, Tomás, Santiago, e sei lá que mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro nome da lista continua a ser Rodrigo. Foi em 2011 e 2012 parece que vai pelo mesmo caminho.
      Eu queria chamar Carlos Eduardo a um filho meu, mas já fui vetada.

      Eliminar
    2. Miss Izzie,
      Se não é, se não está escrito em nenhum lado, DEVIA!!! Ando sempre dizer ao homem das coisas chatas da gravidez a ver se o amoleço mas ele tem uma cabeça empedernida (como o coração); vamos lá ver se a presença e o circo que farei com os muitos achaques (ai as costas, ai as pernas inchadas, ai que não durmo, ai que me dói...) o demovem.
      David é bonito, mas me apela tanto como Benjamim, num tem mês...
      Também ando cansada dos nomes pseudo-posh. Esqueceste-te de Dinis... A Luce é que anda a dar um refresh aqui à coisa. Maybe she's on to something... foi pena num ter tido um baby boy ou já teria um sítio para ir buscar inspiração (luyani, yannilu...).
      Um çemaile!

      Eliminar
    3. Mariana,
      Carlos Eduardo?! Vetada!? Prepara-te, acho que tens tempos difíceis ahead. Diz ao gajo que daí venha uma menina (tenho montes de sugestões nesse campo, eu precisava mesmo de uma gaja... talvez mais tarde ele mude e queira a minha opinião...).
      Um sorriso!

      Eliminar
  6. Bem, a onomástica não é um tema fácil, mesmo dentro de um mesmo país e uma mesma língua materna. Quanto mais numa louca mistura de nacionalidades. Chamem-me bota-de-elástico, mas acho sempre conveniente que os nomes sejam pronunciáveis pelos avós de ambos os lados... Benjamim preenche o critério? Vai em frente!

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BdM,
      O que eu já me ri com o teu post... depois comento-o. Concordo contigo em absoluto, e era o que muitas vezes dizia aquando da escolha do nome da piquena, que os avós tinham de o conseguir dizer (somos almas gémeas!). Sim, Benjamim preenche o critério. Só que estou algo insegura por ser tão incomum... sempre que o digo a alguém a pessoa franze o sobrolho/diz "ai que horror" ou uma expressão idêntica/pergunta pelas outras opções. Tenho em mim o gene do "trying to please everyone", tens alguma coisa que se tome para isso?
      Um sorriso!

      Eliminar
    2. Mas Mateus (em qualquer língua, qualquer transcrição)é um nome lindo!

      (um) beijo de mulata

      Eliminar
  7. Martim?!? E até tem um desenho animado e tudo com o nome e vais-lhe poder enfiar a peta a dizer q é sobre ele... eheheheh
    Marco?!? Miguel?!?Mauro?!?

    Olha os Ms não são a minha especialidade, eu sou mais para os L...

    Beijo da cidade das acácias.

    ResponderEliminar
  8. M para menino... Mas não tem de ser no início, é isso? Eu sou péssima para nomes de rapaz, espero que me saia menina senão estou bem tramada. E já estou proibida de lhe chamar Blimunda (eu queria. sei que é um bocadinho cruel, mas é tão lindo) ou Constança, por isso já tenho a lista mais curta.
    Gosto muito de Max. E é óptimo, serve para os dois lados. Matthew também é bonito e é quase o teu Mateus. Cá fica Matt, que também é pronunciável pela família portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blimunda seria cruel, miss (ó Blimunda, deixa ver a tua bunda! e outras tantas variantes). Ela já há-de ser gozada por tantas coisas, como são todos, não precisa de mais esse motivo. Mas tem um som muito bonito, lá isso tem.
      Um sorriso!

      Eliminar
  9. É por isso que conheço tantos filhos de casais multiculturais que se chamam Daniel e Sofia, que dá basicamente para tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gralha,
      Sim, Daniel e Sofia são excelentes para isso, além de bonitos. Mas o meu rapaz só está a pensar na vivência americana do cachopo e não está muito importado com a fluidez do vocábulo pelas terras de El Rei D. Sebastião.
      Um sorriso de boas vindas, gosto muito do teu blog!

      Eliminar