sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ceci n'est pas un post natalício

Mas devia. E tanto devia que, imbuída do maior e melhor espírito de que sou capaz, seja de Natal, de Hanukkah, de Kwanzaa, ou coisa que o valha, que sou moça de respeitar as várias tradições, assim mo ensinou mamãe, cá estou a começar uma série de textos natalícios.
A verdade é que, entre as minhas muitas deambulações pelas terras férteis em cactos de Ahwatukee, me fui lembrando sempre de vós e fui fotografando, filmando, enfim registando piquenas pérolas de pendor natalício que se me foram entrando retinas adentro e risos afora.
Faltando-me por cá quaisquer hipóteses de registar em jpeg futuras memórias de vendedores de castanhas em plena Santa Catarina, no Porto, enevoadas pelo fumo que sai daqueles forninhos ambulantes que fazem as delícias dos transeuntes, não deixam de haver outras tantas iguarias igualmente dignas de registo, por exemplo umas fatias de bolo rei da melhor confeitaria do mundo (meu mundo é pequenito, bem o sabeis), a Ideal (que segundo minha avó Emília, a tal excelsa esposa de D. Álvaro, é onde se "come muito e não faz mal", coisa que talvez não tenha em atenção perímetros de cintura, coxas, e rabo e tampouco o congestionamento vascular, mas tão somente gramas de guestesura, também expressão da própria, pois que a mim não bafejaram quaisquer resquícios de criatividade linguística).
Abrimos pois em grande esta série, que tentarei terminar já amanhã, dia 24 de Dezembro de 2011, que portanto e sem qualquer réstia de dúvida antecede, também há quem lhe chame véspera, o dia 25 (de Dezembro de 2011 e, a bem dizer, de todos os anos que aí vêm, permito-me acrescentar e duvido que cá vireis questionar, era só o que faltava, até estamos quase no Natal).
Começo então por vos desejar, amigos, e sabei que não uso a expressão levemente, pois que se por cá passais e comigo partilhais algum do vosso tempo é porque gostais (um bocadinho) de moi, começo então por vos desejar umas boas trincas. Pois que do comer e do coçar, já diz o povo na voz que ouço risonha da senhora ali de cima, a tal casada com D. Álvaro e que sabe escrever o seu nome completo com caligrafia primorosa, tudo vai do começar.

Bolo rei, Confeitaria Ideal, Dezembro de 2011

Já era(m), Fatias de Bolo Rei, Confeitaria Ideal, Dezembro de 2011

5 comentários:

  1. Feliz Natal também para ti, oh bolacha mais gira de toda a blogosfera!

    Beijocas

    Dora

    ResponderEliminar
  2. Dorushka,
    Obrigada! Vais é fazer de mim a bolacha mais convencida da blogosfera, ó rapariga!
    Um sorriso enfeitado com floquinhos de neve natalícios!

    ResponderEliminar
  3. Então eu ajudo a não ficares tão convencida: eu não conheço mais nenhuma bolacha na blogosfera!

    (Mas que és gira és!)

    Um sorriso com piscadela!

    P.S. - E além disso escreves com alma!

    ResponderEliminar
  4. Miss,
    Com licença que vou ali dar uns pulinhos para justificar o rubor nas bochechas.
    E tu, quando voltas a sério?
    Sorriso corado!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Espero que tenhas tido um óptimo Natal!

    Sinceramente, não sei se volto nos próximos tempos... acho que, neste momento, ando a sofrer de "bloqueio de escritor"...

    Mas ando por aqui, don't worry.

    Beijocas

    ResponderEliminar