terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma risada trigonométrica

Começo por dizer que me podia ter dado para pior. Podia, afinal, ter-me dado para aqui trazer cálculo diferencial. Ou equações diferenciais, já que estou numa de números (perdão, letras).
Imbuída que estou por um espírito que começou já a pensar no material de apoio que vou dar aos meus queridos pupilos (depois de os conhecer eventualmente reverei o epíteto, mas por enquanto acho bem manter-me optimista), o outro espírito ainda está a desfolhear um qualquer catálogo de ou roupa (tipo JCrew) ou de móveis (tipo CB2 ou DWR), decidi vir trazer-vos dois miminhos. O primeiro miminho uma gargalhada. O segundo um "ahhhhhhhhhhhhh", cortesia da Khan Academy, que começou com Salman Khan, um tio empenhado a dar explicações à sua sobrinha Nadia e que rapidamente se viu a fazer vídeos para o youtube, e que alberga hoje mais de dois mil e seiscentos vídeos em áreas tão distintas como finanças, história, até mesmo medicina. 
Comecemos, então, pela gargalhada, coisa que até me parece muito apropriada porque Novembro já chegou e, segundo ouvi, com ele trouxe aquelas pingas molhadas que caem do céu, há quem lhes chame chuva, eu chamo-lhe "estão trinta graus e um céu azul, isso é o quê?":
Pitágoras estava com um problema. Ocupado que andava com os seus afazeres, não parava mais em casa. A mulher dele, Nusa, aproveitava-se da situação e fazia o amor com os 4 cadetes que viviam no quartel ao lado. Um dia, Pitágoras, cansado, voltou mais cedo para casa e apanhou Nusa e os quatro cadetes em flagrante. Irritado, matou os cinco em plena orgia.
Na  hora de enterrar os safados, em consideração à esposa, dividiu o cemitério ao meio, em 2 quadrados iguais. Num deles enterrou a mulher. Depois, dividiu o outro lado em 4 partes iguais e enterrou cada cadete num desses quadrado menores. Cansado, Pitágoras subiu à montanha ao lado do cemitério para meditar e, olhando de cima para o cemitério, achou a solução do seu problema.
Era óbvio: o quadrado da puta Nusa é igual a soma dos quadrados dos cadetes.
Fantástico!
Do Teorema de Pitágoras, que nos diz, literalmente, que a soma dos quadrados dos catetos (os lados do triângulo juntinhos ao ângulo recto) é igual ao quadrado da hipotenusa (aquele coladinho ao lado maior, oposto ao ângulo recto -- se não sabeis o que é um ângulo recto, é um que, não sendo torto, mede exactamente 90º).

Ilustração do Teorema de Pitágoras

Ora do riso fácil de quem lhe falta (algum) siso (estais aqui, não estais?) vamos então a uma coisa mais séria, ou não fora Trigonometria um palavrão quase impronunciável em certos meios (seria já ver a clientela adolescente a fugir se a houvesse).
Cortesia da Khan Academy, aqui vos deixo uma introdução à Trigonometria (o vídeo tem legendas em português do Brasil). A sério que vale a pena e afinal nem dói tanto assim.


Maria Bê, a tentar fugir à trigonometria desde o 12.º ano.

1 comentário: