quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A pizza é um vegetal

Amigos, em primeiro lugar fechai a boca e substituí esse ar de espanto por outro de curiosidade, que vos assenta bem melhor e dá a vossos semblantes um ar menos chocado, que está já démodé de tanto que se vê pelas ruas.
Comecemos então pelo princípio, que é por onde tudo deve começar, ordeira e clamarente, pois que de argumentos turvos andamos todos saturados. Até à ponta dos cabelos ou até à medula, como melhor vos aprouver. Também podem ser as duas, que eu cá não me quero imiscuir na gestão da vossa saciedade, sem dúvida sabeis o que é melhor para vossas mercês.
Deixando de lado a massa da pizza, atentemos aos pormenores que transformam o acepipe numa pizza aux champignon, numa havaiana, ou na versão que é a preferida cá em casa, numa cowboy. Atentemos pois aos ingredientes que levam em cima.
Mas, e pedindo-vos todavia alguma calma no andor, e até alguma paciência para com esta com vossa amiga, que tomou há pouco o pequeno-almoço e por isso não sente ainda quaisquer vestígios de fome (mas dai-me aí uns dez minutos), chamo a vossa atenção para o ingrediente habitual e habitualmente ignorado aquando da decisão de qual escolher (na dúvida, havaiana ou cowboy, dependendo do frio que faz lá fora): o molho de tomate.
Concordais que o tomate é da família das plantas? Concordais que, de certo modo, a fruta deve fazer parte da fatia, não da pizza!, mas da roda alimentar? Ora então ignorando o piqueno detalhe de o tomate ser na verdade um fruto e não exactamente um vegetal, e assumindo que sendo primo é já motivo bastante para que lhe leve com o nome, ficai então sabendo que, empregando aquela propriedade mágica que é a transitividade, e agora devagar para não doer muito:
Se o tomate é um vegetal (não é, não é, é um fruto, mas adiante)
E se a pizza tem tomate (não tem, não tem, é molho de tomate!!!),
Então a pizza é um vegetal (WTF!?!)
Se achais esta perpectiva absurda, dizer-vos-ei que não é minha, pois que até sei que o tomate é um fruto. Esta é, todavia, a perpectiva do Congresso norte americano.
Ainda que a ideia completamente idiota de classificar o molho de tomate (ketchup) como vegetal em vez de condimento tenha sido ridicularizada na primeira vez que apareceu, durante os longínquos anos oitenta, a verdade é que a alimentação subsidiada nas escolas públicas americanas reflecte a perspectiva de que na verdade a pizza é um vegetal e pode (e deve) ser servida regularmente nas cantinas, ou não devessem as crianças ter a liberdade de escolher o que devem almoçar (perdão, WTF?).
Apesar de vários esforços da administração Obama no sentido de tornar os almoços nas escolas públicas mais saudáveis, e o mais saudáveis quer dizer limitando a quantidade de batatas e de sódio na alimentação dos putos, o Congresso vem imediatamente dizer que não, que isso encarece os já tão emagrecidos orçamentos escolares (olha, não é só em Portugal!), que isso é uma trabalheira para a gestão escolar dada a burocracia implicada e, o meu preferido, é uma violação da liberdade de escolha das criancinhas, coitadinhas, que devem poder comer batatas fritas e pizza todos os dias ao almoço se bem lhes aprouver.
Quem diria, o capitão no Wall-E tinha razão:
Earth is amazing! These are called "farms". Humans would put seeds in the ground, pour water on them, and they grow food - like, pizza! 
Estamos perdidos...

5 comentários:

  1. Hummmm.. assim de repente senti-me bem... nada como vermos as coisas que se passam noutros lugares para percebermos que não, o inferno da parvoíce não é só por cá.


    Obrigado dona Bê... muito obrigado, só tu ... ok, tu e a selecção de futebol, para nos fazeres sentir bem nos tempos que correm...

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Essa é muito parecida com um amigo que me dizia que ingeria muitos vegetais, pois que ao comer a carne, a vaquinha já os tinha ingerido, logo a ele quase nada lhe falatava para ser vegetariano!... Mas, ao menos ele estav a brincar!... Ou não estaria?!? ;/


    Beijos da cidade das acácias,


    Ruiva

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Os EUA abundam em parvoíces. Por lado infelizmente mas por outro até é bom, divertem a malta com dois dedos de testa. De qualquer modo, já sabes, se os teus pimpolhos se virarem para ti a dizer que pizza é vegetal, já sabes de onde vem...
    Um sorriso à italiana!

    ResponderEliminar
  4. Ruiva,
    Acho esse argumento brilhante, com ou sem brincadeira. É a tal da transitividade mais uma vez chamada ao barulho!
    Viste o comentário que te deixei no outro dia? Manda-me um mail (euemaisbolachas@gmail.com).
    Um sorriso carnívoro!

    ResponderEliminar
  5. A minha parte favorita de tudo isto é que fui ver a tua pizza favorita e nada de tomates, só um misterioso red sauce ;)

    ResponderEliminar