segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dúvidas linguísticas de Maria Bê (antes isso que existenciais)

Parece que não sou só eu que escorrego nesta ravina propícia ao deslize que são as locuções verbais constituídas por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e por um verbo principal. Hoje, o título de uma notícia do Público:




Segundo o Priberam
Nas locuções verbais constituídas por um verbo auxiliar ou semiauxiliar e por um verbo principal, apenas o verbo auxiliar deve concordar em número com o sujeito (ex.: os miúdos vão ficar cansados depois de tanta correria; as plantas podem crescer mais ainda se puseres adubo).
Pelo sim pelo não vou escrever isto numa ardósia aí umas dez vezes a ver se não me esqueço.

10 comentários:

  1. Tenho esta dúvida tantas vezes :/ Há situações em que é clarinho como água, mas noutras fico aparvalhada sem saber como escrever.

    ResponderEliminar
  2. Izzie,
    Fico tão feliz em saber que não sou a única!!! Para te ser franca até tive algum pudor em escrever este post (e a pequena confissão no final do último), mas depois pensei que o blog afinal é meu e eu escrevo o que quiser. Até porque assim alguém me pode ajudar.
    Um sorriso desta feita sem dúvidas linguísticas!

    ResponderEliminar
  3. A vantagem das dúvidas é aprender, acabando com as ditas. E, se tens dúvidas, logo, existes.

    ResponderEliminar
  4. Luís,
    Parece que discordamos neste assunto. Eu acho que devia ser "para apresentar" e não "para apresentarem", a concordância feita apenas para o verbo auxiliar.
    Um sorriso.

    ResponderEliminar
  5. Ou, por outras palavras, se esse verbo é o auxiliar, então qual é o verbo principal?

    ResponderEliminar
  6. Luís,
    Neste caso em concreto o "verbo auxiliar", como lhe chamei, não o é como um "ser", "estar", "haver", ou "ter", por isso talvez nem o seja de todo.
    Todavia soa-me mal a concordância no título, talvez por analogia à tal regra que refiro no post.

    ResponderEliminar