segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma filha na escola, uma mãe sabe-se lá

Não dormi bem esta noite.
Podia culpar a Chloe, a cadela da vizinha (duplo sentido mais do que propositado), que latiu mesmo à minha janela às onze da noite e novamente às seis e dez da manhã. Podia culpar o colchão, o frio do ar condicionado sem o qual o marido não dorme e depois o excesso de calor por causa dos quinze cobertores que uso para o compensar. Podia culpar os abdominais que fiz antes de dormir ou o meio copo de leite que bebi antes de subir as escadas para o quarto. Podia culpar o ter estado a escrever um post na cama, post esse que me estava engasgado na garganta e no qual disse mais com o que não escrevi do que o contrário. Podia tudo isso mas não seria verdade.
Tenho o coração apertado com esta coisa da separation anxiety. A cria está na escolinha, percurso que segundo o pai a espera para os próximos vinte e oito anos -- rica maneira de animar uma pessoa logo pela manhã! Felizmente que ela não percebeu e teve imediatamente a mãezinha a dizer que qual grad school qual quê, não quero nada dessas coisas para a minha filha!
Prometo não me alongar nas lamechices, mas hoje sinto-me meio nem sei como e um bocado por aqui e por acoli. Falta-me o meu piu piu a atazanar-me o juízo e a não me deixar comer/escrever/ler o mail/tomar banho/fazer xixi/trabalhar... sem me dizer "up, up, mamã", que é o que diz quando quer colinho. Ora bolas. Agora sabia-me bem um colinho era a mim.

First day of school, Montessori Educare, 3 de Outubro, 2011
A escola tem umas janelas espelhadas, pode ver-se o que se passa na sala de aula sem interromper as actividades dos meninos. Eu fiquei lá uns dez minutos, lágrima no canto do olho, funga aqui funga ali, emocionada. A minha pequenina logo à vontade e a fazer amigos. Entrou sala adentro sem medo e foi logo brincar. Outro menino, também é o primeiro dia dele, chorou o tempo todo que lá estive, coitadinho. Aquela mãe não estava ali ao meu lado, talvez as fungadelas dela fossem mais em privado. As minhas, aqui neste sofá tão confortável, entretanto já passaram e estão a dar lugar à calma e felicidade de saber que hoje é o primeiro dia do resto da vida da pequenita.
Também porque...
Enfim, livre.

8 comentários:

  1. Eles crescem num instante... e nós com eles... vai por mim, mais uns tempos e nas férias começas a ansiar que a escola comece.. deixa passar mais dois ou 3 anos :-)

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Eu sei, Jorge, eu sei.
    Aliás já andava eu ansiosa por isto, mal via a hora de a pôr na escola e reclamar alguma liberdade. Mas na hora custou-me...
    Um sorriso meio envergonhado.

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria.
    Chego aqui porque encontrei o seu blogue está ligado com um meu na partilha de um malware ... blah... enfim. Como é que fez para "desparasitar"?
    Saber era uma granda ajuda. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá André,
    Lamento que tenhas cá chegado por esse motivo mas sê muito bem-vindo!a
    Eu tinha um contador de pessoas online, que dizia quantas pessoas estavam a ler o blog naquele momento, e era isso. Qualquer coisa com blogutils no endereço. Depois de o apagar pedi uma avaliação do site no webmaster e uns dias depois o aviso desapareceu.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. maria, custa a todos! mas acredita que vai passando... e o nosso coraçãozinho de mãe balança sempre entre gostar de vê-los crescer, tornarem-se independentes, e estarem integrados num grupo de amigos e querer que sejam sempre os nossos bebés, dependentes do nosso colinho...
    boa sorte para esta fase!

    ResponderEliminar
  6. Bee,
    Eu sei, eu sei. A questão é que eu sou das toda pragmáticas e cheias de mania, e fui apanhada de surpresa. Estava muito feliz com o mundo novo que a recebia e não me calava com as vantagens de finalmente ir para a escola. Mas na hora h deu-me um nó na garganta que nem te digo. Felizmente sei que dá a todas (todos).
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  7. hehe, eu também tenho (tinha?) a mania que era pragmática e não me deixava abalar com lamechices... e conheço esse nó!

    ResponderEliminar
  8. Bee,
    Hahahahahah!
    Sorrisos! Bom fim de semana, com muito mel!

    ResponderEliminar