terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sabes que estás nos EUA quando...

Quando... já lá vamos.
E antes de lá irmos, seja "lá" onde for, esteja onde estiver, convém que vos diga o porquê desta nova rubrica. O nome, "sabes que estás nos EUA quando...", é self-explanatory, inglesismo que eu botei aqui porque achei que era apropriado dado o tema da rubrica.
É que há coisas que eu vou vendo, algumas delas até vou fotografando na expectativa de arranjar uma nesga de tempo para vos cá vir saudar, que me fazem pensar "epá, estás mesmo na América" que, dentro da minha cabeça, sabe-se lá por obra de quê ou de quem, tem um sotaque meio portuense, meio bracarense, meio aparvalhado, e então "América" soa mais ou menos como "ameiricâ", coisa que por estes lados se escreveria foneticamente como "ameiricuh", infantilidade à qual não resisti por causa da extremidade por ali metida.
Ora a estalada da testa de hoje foi a existência de casas de bonecas étnicas, coisa que até faz muito sentido, faz sim senhor (ou senhora!) mas a que, por estar na terra onde o politicamente correcto me entra por todos os orifícios sem pedir licença ou agradecer no fim, achei piada.

Fisher-Price My First Dollhouse (caucasian family)

Fisher-Price My First Dollhouse (african-american family)

Acho que faz todo o sentido que haja bonecos étnicos, e só tenho pena de não ter encontrado uns asiáticos, que os deve haver, para os pôr aqui. Acho excelente que os meninos possam brincar com brinquedos que tenham a sua cor, o seu formato de olhos, o seu tipo de cabelo (estou a lembrar-me de um livro de uma amiguinha da minha filha, a T., que é sobre o quão lindos são os seus cabelinhos encaracolados, e que são mesmo, e fofinhos). Assim como com os outros.
E agora poderia lançar-me num interessantíssimo exercício de sociologia, economia, e sei lá mais que "...ia" sobre o assunto, mas helás, não temos tempo (que quase me atrevo a dizer, felizmente).

3 comentários:

  1. Os caucasianos sentam-se na sanita com as pernas de fora ou corrigiram para a segunda edição?

    (sim, eu joguei ao "procura as diferenças)
    (tenho de te contar uma história sobre isto que li num livro, mas não pode ser agora que é muito comprida e eu tenho de ir para a cama)

    ResponderEliminar
  2. Rita Maria,
    Não tinha reparado, bem visto! Sim, conta a história, que eu depois roubo e ponho aqui, sempre sobe de nível o estaminé, coisa a que nunca digo que não!
    Um sorriso meio amaricano, com "a" e tudo!

    ResponderEliminar
  3. E quando digo bolachas estou a falar daquelas de coco com chocolate: as girl scout cookies!
    Pensando bem, nem sequer são bolachas. É mais biscoitos.

    ResponderEliminar