segunda-feira, 6 de junho de 2011

O barrete serviu? Serviu sim senhor, está muito aconchegadinho, obrigada.

Facebook: Aníbal Cavaco Silva

No Sábado, dia 4 de Junho, Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, publicou uma mensagem na sua conta de Facebook. Nessa comunicação avisava o povo de que antes do jogo da selecção nacional faria "uma comunicação ao País, chamando a atenção dos Portugueses para a importância das eleições" a ter lugar no dia seguinte.
   O Presidente da República tem conta no Face!?
Desculpem.
Na mensagem publicada no Sábado, o Presidente República escreveu até que "[q]uem não votar perde a legitimidade para depois criticar as políticas do Governo."
   A sério!? No Face!?!?!?!
E terminou o wall post admoestando os portugueses e as portuguesas de que "[a]bster-se de votar é demitir-se do seu próprio futuro".
    Palavra!? Juras!? No Facebook!?!?!?!

Nota da eleitora: Passe a piada com a sua presença no Face, concordo em absoluto com o comentário do PR. Haveria formas mais consensuais e respeitosas de demonstrar o meu descontentamento pelo país, nomeadamente através do voto em branco, do que a falta de comparência.
Agora é ver se quem vem mais vitaminado e menos corado levará Portugal a bom porto. Eu espero sinceramente que sim, ainda que as coisas possam ficar piores antes de melhorar. Tenho fé. E nem sou de direita. Ainda que seja uma gaja às direitas.

3 comentários:

  1. Pois é.. temos um presidente moderno... falta saber quanto tempo passa no Farmville.

    Infelizmente no nosso país ninguém liga ao gajo... 42% de abstenção nas eleições mais importantes em muito tempo é sinal de que estamos a criar uma sociedade sem consciência cívica e politicamente analfabeta.... isso é muito grave, porque mais tarde ou mais cedo vai aparecer alguém que saiba canalizar esse analfabetismo.. e diz-me a experiência que isso pode ser muito complicado (veja-se um país chamado Venezuela)

    Boa semana para ti
    Jorge Soares

    ResponderEliminar
  2. Eu, no caso de umas eleiçoes em que o programa vencedor já foi aprovado e assinado pelos partidos nos três primeiros lugares de forma completamente anti-democrática sem que ninguém nos tenha perguntado a nossa opiniao, acho perfeitamente natural que as pessoas se tenham estado nas tintas para a eleiçao da comissao gestora. Era um caso de recursos humanos, nao um caso de política.

    Na verdade, até me envergonho um bocadinho do meu contributo para a legitimaçao democrática do processo.

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Não me assustes mais, deixa-me viver numa ignorância feliz.
    Acho que a Rita explica bem a abstenção nestas eleições, ainda que sejamos um povo que normalmente prefere gozar um Domingo à mesa da sala de jantar do que à mesa de voto.
    Eu cá fico feliz que o Sócrates não tenha ganho, penso que seria internacionalmente (mais) embaraçoso para nós do que outro qualquer gestor.
    Tenho a sensação de que andamos em crise há muito tempo, aliás em várias crises. Crise de identidade, crise de formação, crise de brio...
    Rita, não te envergonhes! Chora os teus dois euros e oitenta, que sempre dão para um croissant um café à beira rio. Quantos dias faltam?
    Um sorriso a ambos, cor de laranja como o pôr-do-sol no mar!

    ResponderEliminar