sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dúvidas existenciais: Formatação

Se eu aumentar a largura da coluna do texto, e deste modo o tornar mais curto, será que parece que o próprio texto, todo ele, minga?
Talvez assim alguns amigos me leiam...
É isso ou melhorar a qualidade da escrita. Ou escolher assuntos interessantes. Ou ambos.
Acho que vou aumentar a largura da coluna do texto...

4 comentários:

  1. Ao aumentares a largura da coluna dos posts, estás a criar linhas maiores e, portanto, textos mais densos (graficamente). Estás a dificultar a leitura.

    E depois, a verdade é que com tanto browser e tanto sistema operativo diferente, independentemente do que faças, o teu blog é visto de maneiras muito diferentes, para quem está deste lado.

    Eu percebo um bocadinho de Blogs, posso fazer-te uma recomendação :)

    Faz o Blog para ele agradar, em primeiríssimo lugar a uma só pessoa, a ti. É suposto que os Blogs sejam uma fonte de prazer para quem os escreve, não uma fonte de stress.

    Se gostares do teu Blog, o mais importante está feito, resto vem por arrasto.

    É como aquele filme com o Kevin Kostner, if you build it, they will come :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a matutar. Há uma coisa técnica que podes fazer para aumentar a stickiness do teu blog (e sim, isto é, de facto, um termo técnico :)

    Tem a ver com comentários. Muitos Blogs do Blogspot têm uma check box que permite que as pessoas sejam notificadas sempre que haja um novo comentário a um post que elas próprias comentaram, o teu não tem isso, e podia ter.

    E a outra coisa era tirares o captcha. Se ainda não sabes o que é o captcha, vais gostar. Para as pessoas normais, costumo descrever o captcha como "aquelas letras irritantes que tens de escrever sem que saibas para que servem", mas para ti, digo-te que o Captcha é: "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart". É algo que faz sentido em Blogs MUITO grandes ou em plataformas que não tenham uma coisa chamada Negative Captcha (o Blogspot não tem netgative Captcha). Irritam bué e desincentivam a participação :)

    Claro que, depois, há sempre aquelas pessoas que não se deixam demover com questiúnculas menores como estas, e até comentam duas vezes o mesmo post :)

    ResponderEliminar
  3. Jonas,
    Deixa-me dizer-te que os teus comentários, em particular o segundo, me fizeram andar a navegar pelas internets, às três e coiso da manhã, à procura de feeds e rss e afins.
    Ora já tirei o CAPTCHA, ainda que um pouco a contra-gosto. Repara, é uma oportunidade de diversão que potencialmente se perde! Eu lembro-me de me rir durante uns minutos quando, no Margens de Erro, o CAPTCHA era "untiemi" (http://euemaisbolachas.blogspot.com/2011/05/eu-e-minha-mente-perversa-2-desata-me.html). Além do mais, ainda que o CAPTCHA possa desincentivar alguns comentários em teoria, na prática não creio que faça. O retirá-lo significa, aliás, o perder de uma boa explicação para a ausência generalizada de comentários, fora uma ou outra melga, que, imagina tu, às vezes até comenta duas vezes de seguida!
    Quanto à notificação que mencionas... se soubesses o que eu procurei... ando farta de ler sobre feeds e rss, como te disse, e ainda não descobri. Mas nos entretantos, não dá para subscrever por e-mail, como diz em baixo?
    Finalmente... eu gosto do layout do meu blog, mas às vezes pergunto-me como o tornar mái'lindo. Gosto que quem cá venha se sinta bem, é só.
    E tenho sempre uma mágoazinha daqueles amigos, mesmo mesmo mesmo amigos, que não vêm cá (pelas mais variadíssimas razões). Às vezes eu distraio-me e ela vem ao de cima, normalmente mascarada de ironia para comigo própria por sua vez mascarada de tentativa de piada. Talvez esta não tenha sido bem conseguida...
    Mas também te digo que ando muito feliz com outros amigos que cá vêm regularmente, e comentam, e até comentam de rajada e deixam dois comentários seguidos, de uma assentada só!
    Um sorriso tão longo como esta resposta.
    Já fizeste o bolo?

    ResponderEliminar
  4. Tenho de ir às compras para fazer o bolo, que eu sou uma dona-de-casa desnaturada e, em fim-de-semana sem putos (estão com as respectivas progenituras) faço o mínimo possível :)

    A tal da notificação há-de estar disponível no backoffice do Blogspot. Hei-de ir à minha conta de Blogspot ver se descubro isso.

    Quanto a feeds e rss, uso e abuso, aliás....é como consumo a grande maioria dos Blogs que leio. Nunca vou mesmo ao Blog, a não ser para comentar, de resto, é sempre no meu NetNewsWire, que está sincronizado com o Google Reader, pelo que a partir de qualquer um dos meus computadores, tenho sempre a hipótese de ter os feeds em dia :)

    Se precisares de ajuda, apita :)

    ResponderEliminar