segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ter filhos, citação primeira

Mão pequenina de dois meses em mão de mãe, 30 de Novembro, 2009
Duas mãos na caixa dos lápis de cera (os tais que são saborosos), 23 de Maio, 2011

Há muito muito tempo, nem tanto que fosse ainda uma criança mas o suficiente para me permitir começar o texto desta forma, ouvi uma frase que ficou comigo para todo o sempre. Eu não era ainda mãe, e nem sequer pensava em ter filhos, afinal foi há muito muito tempo, mas a frase pareceu-me, dentro da minha ignorância, adequada.
Não consegui memorizar a frase, e muito menos quem a proferiu, mas os deuses do google têm piedade destas almas desmemoriadas e basta um cheirinho da frase que eles vão lá e felizmente voltam trazendo em seus bits e bytes as pérolas que procuramos.
Há muito muito tempo eu ouvi dizer ou li, o que redunda no mesmo, que

Making the decision to have a child is momentous. It is to decide forever to have your heart go walking around outside your body.*
Elizabeth Stone

Hoje, quando vejo a minha filha caminhar, ou correr, ou dançar, ou sorrir, ou chorar, ou berrar "papá!" numa voz tão esganiçada que até dói, sei que sim, e que o meu coração, aquele que batia somente no meu peito, passou a andar por aí, a caminhar, a correr, a dançar, a sorrir, a chorar, a berrar "papá!" numa voz tão esganiçada que até dói.
O meu coração multiplicou-se e passou a bater em dois, um pedacinho que está aqui dentro da minha caixa torácica e faz o grandessíssimo favor de bombear sangue pelas veias e artérias que fazem autoestradas no meu corpo, e um pedacinho que a minha filha aperta na mão quando caminha, quando corre, quando dança, quando sorri, quando chora, quando berra "papá!" numa voz tão esganiçada que até dói.
A minha filha faz hoje vinte meses.

*A decisão de ter um filho é imensa. É decidir deixar que o coração caminhe fora do corpo para todo o sempre. É mais ou menos isto, que eu para as traduções... De muito bom grado aceito sugestões.

1 comentário: