quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sabes que te americanizaste um little bit quando... #4: Sapato não (seu Nacib)

"Please take off your shoes"

Os teus amigos e familiares já não se queixam de ter de tirar os sapatos e os deixar à porta quando te visitam, sinal irrefutável de que aceitam as tuas novas manias com um "são coisas lá da América, fazer o quê, a gaja é emigrante!".
Tenho este hábito, comum a várias culturas, por exemplo a japonesa e a indiana, desde que tive uma cozinha com chão de linóleo branco que tinha de ser esfregado todas as semanas de tão encardido ficava. Nunca mais voltei atrás e hoje, em qualquer casa que viva, os sapatos ficam à entrada.
As visitas? Andam de meias, que o chão está sempre limpinho. Ou eu empresto uns chinelos aos mais friorentos, por exemplo o meu avô gosta muito dos meus chinelos pretos farfalhudos, diz que são muito confortáveis.
Se há chulé também temos sabonete, água, e meias lavadas.
Ainda não aconteceu alguém levar embora sapatos que não são os seus, mas por cá ninguém usa Manolo, é mais Nike, Puma, enfim, sneakers vários.

7 comentários:

  1. Também não usamos sapatos em casa. Tenho um armário à porta, carinhosamente chamado "armário dos sapatos", e mal chegamos é a primeira coisa que tirámos, semdo também a última peça a vestir de manhã. Mas as visitas entram de sapatos, e nós também os usamos lá antes de sair ou logo quando se chega. Mas é muito melhor (e mais higiénico)andar em casa de crocs ou havaianas :)

    ResponderEliminar
  2. I.,
    Donde se pode concluir que, entre tantas outras virtudes, és muito mais educada e delicada para com as tuas visitas do que eu. A verdade é que ter um bebé em casa ajuda à imposição, e sabem os deuses quantas vezes invoquei a babe em jeito de desculpa.
    Normalmente ando descalça ou em meias, mas isso é porque aqui em Phoenix é quentinho. No Inverno adoro pantufas. Crocs: as minhas melhores amigas durante a gravidez, andava eu toda arranjadinha e de crocs; havendo necessidade, faziam pandant com tudo.

    ResponderEliminar
  3. Não é uma questão de educação ou delicadeza, cá não há esse hábito, e as pessoas não vêm preparadas ;)

    ResponderEliminar
  4. As Américas ficam do outro lado do Oceano,lá onde Judas perdeu as botas, e algumas novidades/manias demoram a chegar a este cantinho. Porém, devagar, devagarinho, este belíssimo hábito começa a ganhar adeptos.

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi dizer...
    É tudo uma questão de calma e boa vontade.
    Gosto muito deste meu hábito americano. De todos é, talvez, o meu segundo preferido. O primeiro é conduzir devagarinho, mas isso é tema para outro post...
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  6. Em alguns países do Norte da Europa também há o hábito de deixar os sapatinhos à entrada de casa. Desde que vivi na Suécia habituei-me a andar descalça ou em meias. Até hoje.

    ResponderEliminar
  7. Eu com as minhas meias malucas adorava a ideia. :) miss u!!

    ResponderEliminar