Na TV, Hough Graduate School of Business |
Há um mês estávamos mini-bolacha, mãe de Kate, e eu própria na cerimónia de graduação da Kate. Bem aperaltadas, que a ocasião exigia um dress code cuidado, lá fomos nós aplaudir os mais recentes MBA da Florida University, em Gainesville. Aos graduados também se exigia vestimenta de rigueur, mais precisamente o vestuário académico com o seu cap, gown, hood, e tassle, respectivamente chapéu, robe, capuz, e berloque. Como tantas tradições, também esta é importada da Europa.
O chapéu é preto, assim como o robe, e há um conjunto de regras que diferencia as mangas do robe para licenciados, mestres, e doutorados, regras essas que, ao que percebo, têm vindo a ser ignoradas a bem da produção em massa e consequente redução no preço (chama-se a isto economias de escala). Já o capuz, que é a parte mais difícil de descortinar quando a malta se veste, tem uma gola colorida que reflecte o campo de estudo.
O berloque, normalmente preto, pode variar de cor no caso dos doutorados, por exemplo o meu era dourado, e no caso de alunos de programa de honra. Em algumas universidades os alunos de licenciatura entram na cerimónia com o berloque à direita e depois, quando instruídos, passam-no para a esquerda, sinal de se terem graduado. Os doutorados e mestres já entram na cerimónia com o berloque à esquerda, a menos que esteja muito vento e aí sabe-se lá por onde é que ele anda.
Até eu aproveitei para tirar o meu chapéu da prateleira, que as ocasiões são poucas e o meu berloque estava a pedir para apanhar ar. Mini-bolacha portou-se lindamente e dormiu o tempo todo. Então foi mais ou menos assim:
Alunos de MBA, UF, 17 de Abril, 2011 |
Alunos e pessoal do MBA, UF, 17 de Abril, 2011 |
És a amiga mais fofa do Mundo!!!
ResponderEliminarMil beijos!!!
Isso, isso, dá-me mel, dá...
ResponderEliminarTiro uma letrinha ao pseudo- e já vais cheia de sorte! Ainda que amiga-que-é-amiga sabe que eu e o "fofa" raramente podemos coexistir na mesma frase!
Um sorriso!