Uma das coisas giras de morar nos Estados Unidos é que aqui e ali tropeçamos nas mais diversas nacionalidades. Ele é chineses, indianos -- daqueles que vêm da Índia, se bem que peles-vermelhas também os há, mexicanos (então aqui no Arizona são mais que as mães), russos, checos, eslovacos, bifes...
Atrás de culturas vêm, normalmente, línguas, e não é raro ouvir falar pelo menos três distintas de cada vez que vou ao supermercado, ao ginásio, ou mesmo ao médico. Às vezes identifico-as, às vezes não, mas em todas é giro apreciar quem fala descontraidamente na certeza de que mais ninguém, para além da companhia, o entende. A própria Kate e eu nos damos a estas facilidades amiúde.
Ora hoje, depois do ginásio infantil, a mini-bolacha e eu fomos às compras, andávamos à procura de almofadas quadradas para pôr na minha cama. E eis senão quando ouvi, naquele tom melodioso que é o português do Brasil, uma conversa entre um casal. Dizia ele, segurando numa jarra por sinal hedionda, que a dita ficava bem em qualquer casa -- dele, porque na minha nem pensar! A loja é relativamente grande, imaginem a dimensão de um Pingo Doce, e de vez em quando lá os ouvia conversar sobre candeeiros, toalhas, ou tapetes. Mas piada teve quando fui pagar, não as almofadas, mas três pares de meias para mim e também três pares de cuecas para o mister bolacha, que ao que parece a conta divina estava na ordem do dia, e atrás de mim na fila estava o casal de brasileiros.
A mini-bolacha, que é uma simpatia, rasgou logo um sorriso para o senhor, que não resistiu a comentar para a companheira "nossa, qui minina mais linda, qui princesa, 'cê tá vendo qui linda? E tão simpátchica, ai que coisa mais linda!!! 'Cê tá vendo qui olho lindo que ela tem?". Ainda estiveram nestes mimos uns momentos até que eu lhes agradeci no meu/nosso português (de Portugal), dizendo-lhes que também a pequena o fala, português pela parte da mãe e inglês pela parte do pai.
Já pensastes se os gajos tinham dito que a mini-bolacha era um estafermo de tão feia?! E não me venham com coisas de que não há bebés feios, porque os há, meus amigos. Ai há, há! Mas nenhum meu.
"Purquê tu é tão vaidosa?"
ResponderEliminarPorque o pode ser!!!
ResponderEliminarBolachas saborosas? As tuas e mais nenhumas! Mini bolachas com olhos lindos? Claro, a tua é uma delas. Eu vi!
ResponderEliminar