sexta-feira, 18 de março de 2011

Graçolas à Sexta #5: Tony Silva & convidada suuuupresa


É Sexta-feira, vê-se em vossos semblantes jubilosos. E é dia de graçolas aqui no estaminé - é também o dia em que o blog tem mais visitas, vá-se lá saber se é porque finalmente tem piada ou se a malta já está em modo fim-de-semana e não há labuta para ninguém. Naturalmente de bom grado aceito outras explicações.
Vamos cá pois à rubrica, que hoje é um nadinha diferente. Mantemo-nos na onda da música, porque há sempre uma melodia entalada entre as nossas pessoas, mas desta feita não trazemos só um artista e sim uma dupla. E... para que não passe despercebido, já reparastes que falo de mim na primeira pessoa do plural? Pois é, falamos eu e as cinco bolachas que comi há pouco e andam aqui indecisas se vão para as coxas, para o rabo, ou para os pneuzinhos ao lado do umbigo. Eu se mandasse iam para as mamas, mas as gajas não me ligam nenhuma e afiambram-se ao naco de carne que mais lhes apraz. De qualquer modo acho falar assim faz pandant com o trazer dois artistas em vez de só um.
Voltando ao tema, que é para isso que me pagam...
Se na semana passada cá deu um ar de sua graça Serafim Saudade, grande artista de rádio, tevedisco e cassete pirata que em 1985 finalmente foi o que sonhou, hoje trago-vos... estais preparados, respirai fundo...
Hoje vem cá o mui brilhante pois que brilha muito, o grande creador de toda a música ró, ladies and gentlemen, Tony Silva. Imaginai por um instante, peço-vos, uma sua partenaire segurando o estandarte com a ordem "APLAUDIR" e aplaudi o artista!
Tony,
Meu nome é Tony Silva, 
Sou grande creador
De toda a música ró
Todo ele donaire, Tony entretém seu público com um misto de portunhol e inglês-unhol, muito gesto amplo, muita pirueta. Thenthathional, ladies and chentlemen, thenthathional!
E, generoso que só ele, desta feita divide o palco com a mais portátil artista portuguesa, uma mulher pequenita de tamanho mas grande de estatura intelectual e psico-fisiológica*: Dina, lembrais-vos dela?
Ah, Dina... nascida Ondina Veloso em 1956 algures por "indo eu, indo eu, a caminho de Viseu"... E aqui não resisto a pensar nas put@s das melodias que se nos colam ao cérebro qual pastilha elástica presa no sapato que não há nada que tire...
Lembram-se da Dina ganhar o festival da canção de 1992? A música foi o "Amor de água fresca", a das frutinhas, lembrais-vos de qual é? Imagino que a música não vos tenha marcado tanto como a mim, e nem tanto como à própria Dina, mas deixem-me confessar que aquela música fez o meu inferno durante a prova específica de matemática de 1993. Entre derivadas e trignometria eu só conseguia pensar
Peguei, trinquei e meti-te na cesta, 
Ris e dás-me a volta à cabeça
Vem cá, tenho sede, 
Quero o teu amor d'água fresca, oh...
E depois, algures,
E a pêra francesa, romã, framboesa, kiwi 
Que afinal vem a seguir a
Foi na manhã acesa em ti, abacate, abrunho 
Mas que raio é um abrunho!?
Mas perdoai-me estas divagações adicionais, sabem os anjinhos que eu me vejo e desejo para me manter no tema...
O post de hoje tem um duplo propósito, perdoai mais uma vez, que eu sou rapariga que não dá ponto sem nó. Se por um lado é sobre Tony Silva, a pedido de mamãe, e o que eu não faço pela moça, o post também dá o mote para uma nova rubrica do blog, a rubrica que por enquanto e até me lembrar de um nome mais apropriado se chamará "Da-se, há tanto tempo que eu não ouvia isto!".
Com mais ou menos palavrão ou mais ou menos abreviatura, este blog, à laia de tantos, terá uma rubrica musical, de gosto muitas, mas mesmo muitas, muitas, muitinhas vezes duvidoso. Aqui vos trarei músicas que me falem ao coração. Eu adoro música, e é ver-me a cantar por todo lado, talvez influência de mamãe que cantou sempre comigo rua abaixo e passeio acima. Este post é para ela, que me ensinou a ser eu. Um eu que ri, que chora, que dança e que canta. Até porque, meus amigos,
Nós a cantar não estamos sós
já o canta a Dina.
Um sorriso.

* Descrição do próprio Tony na parte 1 do clip aqui.
P.S. Aceito pedinchices, que somos eu e a malta das rádios locais manhosas a fazer os programas de discos pedidos.

3 comentários:

  1. Podias considerar a hipótese de publicar a tal música que te dificultou o cálculo dos senos e das tangentes...

    ResponderEliminar
  2. Isabel,
    E considerarei, considerarei!!!
    Cabras das tangentes... nunca lhes memorizei as fórmulas... todavia ainda hoje sei que são dadas pelo seno sobre o coseno. Podia ser pior...
    Sorriso

    ResponderEliminar
  3. A primeira que me ocorre só podia ser:
    'Amanha de manha' dessas moças visionárias.. Doce!!

    ResponderEliminar