segunda-feira, 8 de julho de 2013

Vendedora ou vendedeira?

Se calhar até são sinónimos tout court. Fui ver. Segundo o Priberam, vendedora (sim, no feminino), é, do vendedor:

1. Que ou aquele que vende.

enquanto que vendedeira é:

1. Mulher que vende em público, nas ruas ou nas praças.
2. Mulher que tem posto de venda de frutas, hortaliças, etc.

Eu queria muito comprar um portátil. Eu queria muito fazer o trabalho de casa, estudar e comparar especificações e preços na pacatez de maison bolacha. Posso? Não, a loja cujo inventário me apetecia perscrutar diz-me, assim em jeito tu cá tu lá, coisa que eu não aprecio porque não andámos juntos na escola e nunca nos vimos mais gordos, afiançando-me que "eu é que não sou parvo", numa perfeita ignorância do género de moi même, que sou muito gaja e quite proud, para eu passar na loja. Como se eu não tivesse mesmo mais nada que fazer. Este tipo de estratégias é de um provincianismo bacoco que não tem razão de ser nos dias que correm.

Sem comentários:

Enviar um comentário