quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hoje vesti-me de mim

Dizia o email com o documento anexado que havia uma vigilância para fazer (uma vigilância é quando um professor vai dar um exame e outros tantos vão para a sala, com um semblante mais ou menos carrancudo, eu confesso que tenho dias, sou como os interruptores e tanto estou para cima como estou para baixo, vigiar o exame, ou seja, tentar, e aqui friso o tentar, evitar que os alunos caiam na tentação de copiar, coisa que eu nunca fiz usando uma cábula, sou demasiado atada para isso, fazer o quê, não é defeito, é feitio, mas sempre fui menina de dizer as respostas aos colegas, sue me*) e eu vim fazê-la. Fui até à sala e entrei, feliz, semblante em adequação, não houve fingimento ou tentativa de manter uma distância artificial com os alunos, já me deixei disso há muito tempo. Ajudei o colega a distribuir as folhas de exercício, distribuí dois montinhos de exames por dois cantinhos da sala, e finalmente ajudei a preencher uma folha de presenças (ofereci-me para as duas). Por alguns minutos voltei à minha vida, como se estes meses de maternidade que tenho ocupado não me pertencessem completamente e em mim estivesse mais enraizado o cheiro a giz e da caneta do quadro branco do que o da fralda ou do creme lavante da Mustela. Sinto falta de tudo isto e da pessoa que sou quando estou aqui e soube-me bem vestir a farda (ainda de que sapatilhas com brilhos).

Adenda que não tem nada a ver mas deve ter qualquer coisa porque me apeteceu escrever e por isso tomai e lei (ou não, mas ide em paz de qualquer modo): Pergunto-me se serei feliz quando deixar de ser professora em Portugal e tenho medo do futuro. E não quero ir, quero ficar. A consciência de que é um livro novo que não começo e não somente uma página que vou virar assusta-me. E por isso escrevo aqui, onde o aqui é simultâneo no blog e à secretária do gabinete. Daqui a uns anos voltarei aqui e saberei. E lembrar-me-ei que são horas de fechar o computador e ir para casa, as duas crias oblige(m?).

*Don't call me Sue!

1 comentário:

  1. Olá linda, então vais-te embora de vez? Para os US? É outra vida não é? Se fosse casada com 2 putos como tu não pensava duas vezes. Aliás, nem teria voltado depois do phd :)


    Mil beijinhos e felicidades!
    Da tua primeira aluna :)

    ResponderEliminar