quarta-feira, 7 de novembro de 2012

[De uma mãe] Os bebés deviam vir com livros de instruções

Assim como as torradeiras, os telemóveis, os computadores, ou os carros. Afinal, são o bem (bem?) mais precioso que nos é dado e, a menos que sejamos já pais de segunda ou terceira viagem, as dúvidas, incertezas, e demais preocupações são aterradoras. Como é possível, mesmo, que nos deixem sair do hospital sem que saibamos como cuidar daquela pessoinha pequenina? Fingimos bem saber o que fazer, é?

As más noticias é que a maternidade ou paternidade são coisas que se aprendem fazendo, um pouco como uma tese de doutoramento. Um gajo nunca sabe como fazer até se sentar à frente do computador e escrever as primeiras palavras (na melhor das hipóteses aquando da escritura das últimas já se aprendeu qualquer coisinha). Mas não desesperais, eu trago esperança! Há dois livros absolutamente fantásticos que têm a chancela da yours truly e sobre os quais me pronunciarei nos próximos parágrafos. Ambos úteis, o primeiro é mais castiço e mais limitado no tempo, versando apenas sobre o primeiro ano do bebé, e o segundo é mais sério e mais abrangente, indo dos primeiros dias até aos cinco anos da criatura.

O primeiro livro que recomendo é o The Baby Owner's Manual: Operating Instructions, Trouble-Shooting Tips, and Advice on First-Year Maintenance. Escrito pelo pediatra Louis Borgenicht, M.D. (Medical Doctor), e pelo seu filho, Joe Borgenicht, D.A.D., o livro contém conselhos e dicas úteis sobre como tratar de um bebé. Dividido em sete categorias que incluem a instalação em casa, modo sleep, manutenção, e segurança, o livro contém esquemas e gráficos que ilustram como dar de mamar ou banho, trocar uma fralda, e até mesmo pegar no bebé (se queriam ver Monsieur Bolacha a pegar num Nenuco no gabinete da clínica de preparação para o parto... eu só não revi a minha decisão de ter filhos com ele porque estava prestes a parir a primeira cria). Com uma gargalhada à espreita em cada página, o livro é muito útil porque é claro e directo, sem frescuras e folhos. Eu gostei muito da parte sobre amamentação, swaddling, e surtos de crescimento. Voltei a ele aquando do nascimento do meu segundo filho.

O segundo livro que recomendo descobri-o há pouco: Caring for Your Baby and Young Child, 5th Edition: Birth to Age 5 (Shelov, Caring for your Baby and Young Child, Birth to Age 5, da American Academy of Pediatrics. Apesar de muito mais abrangente no tempo, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da criança até aos cinco anos, o livro está muito bem organizado, acompanhando o primeiro ano com uma descrição pormenorizada sobre o que esperar em cada mês do bebé e depois sendo um pouco mais geral, até porque cada criança é uma criança e o desenvolvimento não segue um perfil linear e igual aos demais. O livro contém também uma parte inicial que descreve o que esperar do parto e do pós parto que é muito útil para quem não quer perder tempo a consultar trinta e dois sites sobre o assunto, as amigas, as avós, as colegas, e as estranhas na rua com ar de recém-paridas.

Mas e os livro do Mário Cordeiro, perguntais, o pediatra que até vai falar com a Julinha e com a Fátinha e aparece em tudo o que é programa? Não me entendeis mal, por favor, que de cada vez que vejo este senhor sacudo o cabelo e imediatamente questiono o estado civil do próprio e a a minha escolha de marido, mas eu não gosto muito. Fico com a sensação de que cada capítulo reflecte exactamente a minha dúvida mas depois não lhe responde, a cada um falta a conclusão conclusiva, a solução, portanto.

Sempre às ordens.

4 comentários:

  1. Obrigada pelo post e pelo email! A resposta segue dentro de momentos... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. Já constam da minha lista. :)

    ResponderEliminar
  3. Boa! Espero que te sejam tão úteis como a mim!
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  4. Filipa,
    More to come, espero.
    Um sorriso!

    ResponderEliminar