quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nomes que dizem tudo*

Ainda na senda dos nomes, atrevo-me a publicar um post que, aviso desde já, é de uma qualidade invulgar. É favor não vos habituardes, porque os excertos que aqui aparecem não são da minha autoria e eu não consigo chegar lá perto. Vale? Vale!

"Nomes que dizem tudo" é um conjunto de textos que a minha querida (e em breve autora publicada) Beijo de Mulata escreve sobre os nomes que com ela se vão cruzando, quer nas terras exóticas e floridas de Moçambique, quer entre as paredes mais estéreis do serviço de pediatria. Há-os para todos os gostos.

Por exemplo, há o Padre Gasolina e o Sr. Cinco Litros:

Há os "nomes de mau prognóstico":

Há os nomes "refrescantes":


E mesmo aparentes "ilegalidades":

Fantásticos, não? Como são tão deliciosos quanto hilariantes, deixo-vos a lista de posts aqui.

2 comentários:

  1. Acho muita graça a nomes e concordo que dizem tudo. No meu caso, os pais tiveram a brilhante ideia de se lembrar de graças a fazer jus ao meu lado irlandês (ainda andaram às voltas com a costela italiana, livrei-me dessa). Fiquei com um relativamente simples - sorte, que o papá lembrou-se de tudo quanto era nome victoriano e impronunciável para a língua tuga. Mesmo assim, passam a vida a chamar-me outra coisa qualquer e eu adorava que tivessem dado um segundo nome, português, de uma das minhas avós. Podia usá-lo como alternativa. E os nossos registos, se pugnam por alguma sensatez, são um horror a cortar nomes de família.

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, ou não, lembrei-me destes posts quando li o teu ali de baixo... Andamos a ler as mesmas coisas, suspeito! ;-D
    Fico triste por não teres considerado o L, mas prontes tu és a farinha desse biscoito Máximo e nada a fazer... :D
    AH! Sabes que estamos tod@s à espera que desoves (ou será desenformes?!?), não sabes?!? :D

    Bjocas da cidade das acácias.

    ResponderEliminar