sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sabes que te estás a divertir com a preparação das aulas quando...

Este ano vou dar uma disciplina nova, que nunca dei: macroeconomia. Já tive, já detestei, e agora estou do outro lado da secretária (o universo, garanto-vos, tem um sentido de humor muito manhoso).
E tenho estado, portanto, envolvida na preparação de alguns textos de apoio (fundamentalmente daquele material que não acho esteja bem tratado ou completo no livro, por exemplo a Contabilidade Nacional -- como é que se calcula o Produto Interno Bruto e o que é, o que o défice público e como difere da dívida pública...
Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz ronc ronc zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...
Isto ajuda a explicar a minha relativa ausência da blogosfera e o atraso na resposta aos mails que se vão acumulando na inbox.
Tendo começado um capítulo novo, que por acaso antecede o calhamaço de quarenta páginas que estou a terminar, escrevi os primeiros dois parágrafos assim:
Qualquer professor dirá aos seus alunos, no primeiro dia de aulas e depois repetidamente ao longo do semestre, que a sua disciplina é importante. Alguns têm mesmo razão, nomeadamente os professores de macroeconomia. E têm razão porque a economia influencia e continuará a influenciar a vida dos alunos para todo o sempre (cuja frequência da disciplina e das aula na universidade, mesmo que os alunos não o saibam, tem subjacente uma razão económica, a de que os alunos esperam ter um melhor emprego do que se tivessem parado a sua formação académica no liceu, por exemplo). 

A macroeconomia, em particular, é importante para os alunos porque, ignorando agora as suas características individuais, tais como fluência em línguas, proactividade, e capacidade de trabalho, são o nível geral de emprego e de desemprego que determinam a facilidade com que encontram emprego depois de terminar o curso, com que poderão mudar de emprego, ou conseguir promoções no futuro. A taxa de inflação é um dos principais determinantes da taxa de juro, que influencia a remuneração que os alunos receberão pelos seus depósitos e os juros que terão de pagar pelos seus empréstimos. A taxa de inflação determina também até que ponto o poder de compra da poupança estará ou não enfraquecido por preços mais elevados. É portanto importante entender de que trata a macroeconomia.
É desta que me despedem...

1 comentário:

  1. tb foi das disciplinas que mais me custou a 'engolir'... mas estranhamente tive melhores notas do que noutras que adorei... pode ser que até te saias bem a dar a disciplina!... como dizes, e bem, o universo tem um sentido de humor muito manhoso...

    ResponderEliminar