domingo, 2 de outubro de 2011

Primeiro dia

A vida é feita de primeiras vezes.
Começa logo por começar (redundância propositada, já o sabeis e nem precisais perguntar) naquele preciso (olha outra!) momento em que se realiza a frase batida e tão bem cantada pelo Sérgio "hoje é o primeiro dia do resto da tua vida".


E depois há outros primeiros. O primeiro sorriso, o primeiro passo, a primeira palavra, o primeiro beijo atirado ao ar. A primeira papa, a primeira sopa, o primeiro gelado. A primeira bolacha. O primeiro bolo de arroz. A primeira batata frita. O primeiro bife panado. O primeiro banho, o primeiro corte de cabelo, o primeiro dente. O primeiro amigo, o primeiro amor, o primeiro segredo.
Hoje devia ser dia um. Não é, é dia três, e não acho que combine assim tão bem com esta coisa dos primeiros. Até o dia da semana não ajuda, uma Segunda-feira que se queria primeira, valha-nos ao menos a Monday ou a lundi, que os franceses escrevem modernaço e em minúsculas.
Hoje é um dia primeiro que ficará para sempre registado nas nossas vidas como o primeiro dia de escola da minha filha.
É um dia primeiro porque para ela todo um mundo novo se abre perante os seus olhitos inquiridores. São os meninos novos que a esperam na sala de aula, são os brinquedos novos, são as actividades... recebi ontem a newsletter da semana passada na qual a professora descrevia o que a turma agora da M. andou a fazer e ficámos ambos, mãe-bolacha e pai-bolacha, entusiasmados. Do espirrar para a manga até aos dias da semana, de como lavar bem as mãos à forma do cubo, é uma nova vida que a recebe. Uma fase da vida, talvez devesse ter escrito, mas uma nova qualquer coisa sem sombra de dúvida.
Mas este primeiro dia é o encerrar de um ciclo que se desenhou a duas. Estes dois anos de licença de maternidade que me foram permitidos gozar foram vividos intensamente pela filha e pela mãe, e há um pedacinho de mim que está triste por o encerrar. O meu bebé. O meu bebé já vai para a escolinha. E só por isso aqui fica outra música, desta feita do Zeca, só porque sim.


 Bom primeiro!

4 comentários:

  1. Dizem que nos custa mais a nós do que a eles, o primeiro dia de escola.

    Espero ardentemente que sim.

    ResponderEliminar
  2. Oh, já é uma menina crescida, parabéns! :)

    ResponderEliminar
  3. A escola vai dar-lhe muitas alegrias, certamente! E uma fonte potencialmente inesgotável de histórias para contar...

    (um) beijo de mulata

    ResponderEliminar
  4. Meninas,
    Obrigada pelas vossas palavras.
    Sim, Jonas, concordo contigo, acho que me custou mais a mim. Ela estava descontraída a brincar com os meninos enquanto eu estava bem mais dorida.
    Izzie, é uma mulheraça!
    Bdm, vai dar sim, eu sei. Isso e bichos -- sorrisos!
    Ela veio de lá muito feliz e quando a fui buscar, em vez de correr para mim como tábua de salvação limitou-se a constatar a minha presença e a correr para os peixinhos (há um aquário mesmo à entrada). Coração de mãe aguenta?
    Um sorriso às três!

    ResponderEliminar