quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Em altura de festas populares, a moda (do pisca pisca)

Hoje, por motivos que não vêm aqui ao caso, alembrei-me de uma música que lá para 1997 fazia as delícias dos portugueses que se acotovelavam para, de queixo caído perante aquela jovem de vinte anos, ver a artista do "So à estalada" dançar e cantar "A moda do pisca pisca".
Fórmula de sucesso assente em pleonasmos (também há um Truka Truka e um Mexe mexe que eu gosto), Ruth Marlene, que até já ouvi de boca de quem confio ser moça muito simpática, terra-a-terra, e amorosa, pois que até ao meu avô deu um beijo na bochecha, bochecha essa que o próprio jurou não lavar durante pelo menos uma semana, começou a sua carreira musical aos oito anos com o seu irmão Ivo (eu é que gosto destas demonstrações de amor fraternal).
Correndo já o ano da graça de 1990, lançou o seu primeiro álbum, "A paz é sempre bem-vinda" (ai tão bónito!), e daí até ao sucesso pleno das festas e romarias de Verão foi só um saltinho, com o seu "Só à estalada" correndo de romaria em romaria, sardinhada em sardinhada, enquanto ensinava ao rapaz que viesse com ela fisgada que dali não levava nada, ai dali não levava nada! Mais! Ruth apressava-se ainda a esclarecer que quando algum quisesse fazer logo marmelada, então só à estalada, ai então só à estalada!
A moça tratou, porém, de resolver algum deste puritanismo e decidiu, lá para meados de 2009, posar com a sua irmã Jessica (eu não digo que ela está para o amor fraternal como eu estou para as bolachas torradas?) para a edição portuguesa da Playboy (a de Janeiro de 2010, com um making-of aqui para os mais curiosos). Tinha já sido capa de revista da FHM em 2008, pelo que deduzo ter tomado o gosto às produções com menos roupagem. Felizes do leitores de ambas as revistas, digo eu, que a gaja é boua boua, mas podre de boua (que eu sou muitas coisas mas não sou invejosa e até gosto de olhar para uma coisinha jeitosa).
Ora bolas, não há dúvida que sou rapariga que não consegue levar a bom termo uma empreitada e se distrai. Sem mais delongas, pois que sois malta ocupada, aqui vos deixo, a todos em geral e a uma leitora em particular, que é easy como um Domingo de manhã, a moda do pisca pisca.


A moda do pisca pisca, Ruth Marlene

Todos os homens têm suas artimanhas
P'ra conquistar fazem coisas geniais
Mas as mulheres já conhecem suas manhas
Sobretudo o piscar de olhos que é o que eles usam mais

A piscadela dizem eles nunca falha
E é um gesto que em nada parece mal
Por isso andam por aí aonde calha
Onde houver mulheres bonitas só se vê este sinal

refrão
Eles olham para a direita, e pisca, pisca,
Eles olham para a esquerda, e pisca, pisca
Andam praí a piscar p'ra ver se arranjam conquista
Parece que está a dar, e que veio p'ra ficar
A moda do pisca, pisca

O pisca pisca é um truque muito usado
Segundo dizem, desde os tempos que há memória
E até parece que os seus belos resultados
Vêm de longe ai segundo reza a história

A piscadela dizem eles nunca falha
E é um gesto que em nada parece mal
Por isso andam por aí aonde calha
Onde houver mulheres bonitas só se vê este sinal

Adenda: Com esta minha pesquisa breve ainda fui descobrir que a jovem se considera "sincera, extrovertida e bem-disposta" e que, não sabendo cozinhar, tem no bife grelhado com queijo o seu prato preferido. Adepta do "tudo o que não me mata, torna-me mais forte", se a cantora fosse um animal seria um leão e se fosse um objecto seria um telemóvel, para estar em todo o lado. As coisas que eu vou aprendendo...

Sem comentários:

Enviar um comentário