terça-feira, 10 de maio de 2011

Sabes que estás no Arizona quando...

Find coiote, Ahwatukee, 9 de Maio, 2011

Pouco antes de virares à esquerda para o canyon onde é a tua casa, à frente do carro se atravessa, com a vagareza de quem ainda não farejou o coelho que vai jantar, não um cão vadio, mas um coiote.
Os coiotes são um dos animais mais vulgares no Arizona, e ainda que prefiram movimentar-se à noite, não é invulgar vê-los a passear durante o dia. Mamãe não estava de visita nem há uma semana quando viu passar, na montanha atrás do quintal, um coiote. É aliás acontecimento de grande importância e alvo de gáudio quando um dos elementos do casal avista um ou mais espécimes.
Mais pequenos do que um lobo e normalmente maiores do que um cão, os adultos podem chegar a pesar 22.5 kgs e medir cerca de um metro de altura. São muito ágeis e rápidos, podendo atingir velocidades até 60 km/h.
Ataques de coiotes a pessoas são, ainda que conhecidos, raros. Os coiotes são, todavia, predadores ferozes de pequenos animais, pelo que canitos pequeninos ou mesmo gatos são presa apetitosa. Até mesmo os cães grandes podem vir a ser servidos como almoço porque os coiotes, ainda que mais pequenos, são adversários à altura. Contava-me o marido, aliás, que os coiotes são particularmente hábeis na sedução dos cães para o que parece vir a ser uma brincadeira de grupo, mas que depois os cercam e atacam sem dó nem piedade.
Mais informação sobre os coiotes do Arizona aqui.

3 comentários:

  1. Fiquei com água na boca...bjo

    ResponderEliminar
  2. Icoare girl,
    Ficaste com água na boca de ver os coiotes ou enganaste-te no post que querias comentar? Tu és tão tontita!
    Um sorriso!

    ResponderEliminar
  3. pois...o sono não perdoa!

    ResponderEliminar