Mas o Arizona é, sendo tudo o que escrevi acima, muito mais. E é muito mais porque é imenso, ainda que seja apenas o sexto maior estado dos Estados Unidos (à frente estão o Alaska, o Texas, a California, o Montana, e o New Mexico). Um pouco mais de geografia... com os seus cerca de 295.000 km2 de área, de todos os estados interiores, o Arizona é o maior. Mais, de toda esta extensão, apenas 15% é propriedade privada, sendo a restante florestas públicas e parques naturais, reservas estatais e reservas para os nativos (por exemplo a tribo Navajo é oriunda daqui).
Em termos de flora, o Arizona é conhecido pela sua paisagem desértica, rica em plantas xerófilas. Plantas quê, perguntais. Xe-ró-fi-las são aquelas plantas adaptadas a ambientes secos, onde a água é escassa. Como cactos? Sim, como cactos.
Alguém falou em cactos?
Salvo erro na Quinta-feira da semana passada, ao chegar ao canyon onde moro, vi um daqueles carros enormes mesmo à americana, um SUV, mal parado junto a uma casa. Perto dele, no jardim da casa, estava uma fulana de telefone em riste debruçada sobre um cacto. Demorei uns segundos a perceber a cena. O cacto, lindíssimo, estava em flor e ela estava a fotografá-lo.
Não parei o carro à frente da casa daquele vizinho mas parei à frente de um outro. Aqui estão algumas fotos que tirei.
Cacto com flores amarelas, front yard do vizinho, 19 de Maio, 2011 |
Flor amarela, 19 de Maio, 2011 |
Cacto com flores vermelhas, à frente um rechonchudo "golden barrel", 19 de Maio, 2011 |
Flor vermelha com abelha dentro, 19 de Maio, 2011 |
Front yard do vizinho, 19 de Maio, 2011 |
Mas deixem-me dizer-vos que os cactos são bonitos até quando não têm flores.
Sem comentários:
Enviar um comentário