terça-feira, 24 de maio de 2011

Arizona, a fauna

Não me lembro de como pensava o Arizona. Acho que o pensava seco, árido. Acho também que o pensava castanho. Não sei se o pensava plano ou montanhoso, não me lembro.
Mas o Arizona é, sendo tudo o que escrevi acima, muito mais. E é muito mais porque é imenso, ainda que seja apenas o sexto maior estado dos Estados Unidos (à frente estão o Alaska, o Texas, a California, o Montana, e o New Mexico). Um pouco mais de geografia... com os seus cerca de 295.000 km2 de área, de todos os estados interiores, o Arizona é o maior. Mais, de toda esta extensão, apenas 15% é propriedade privada, sendo a restante florestas públicas e parques naturais, reservas estatais e reservas para os nativos (por exemplo a tribo Navajo é oriunda daqui).
Em termos de flora, o Arizona é conhecido pela sua paisagem desértica, rica em plantas xerófilas. Plantas quê, perguntais. Xe-ró-fi-las são aquelas plantas adaptadas a ambientes secos, onde a água é escassa. Como cactos? Sim, como cactos.
Alguém falou em cactos?
Salvo erro na Quinta-feira da semana passada, ao chegar ao canyon onde moro, vi um daqueles carros enormes mesmo à americana, um SUV, mal parado junto a uma casa. Perto dele, no jardim da casa, estava uma fulana de telefone em riste debruçada sobre um cacto. Demorei uns segundos a perceber a cena. O cacto, lindíssimo, estava em flor e ela estava a fotografá-lo.
Não parei o carro à frente da casa daquele vizinho mas parei à frente de um outro. Aqui estão algumas fotos que tirei.

Cacto com flores amarelas, front yard do vizinho, 19 de Maio, 2011

Flor amarela, 19 de Maio, 2011

Cacto com flores vermelhas, à frente um rechonchudo "golden barrel", 19 de Maio, 2011

Flor vermelha com abelha dentro, 19 de Maio, 2011

Front yard do vizinho, 19 de Maio, 2011

Mas deixem-me dizer-vos que os cactos são bonitos até quando não têm flores.

Sem comentários:

Enviar um comentário