quinta-feira, 10 de março de 2011

Coisas sobre os americanos que eu não sabia até vir morar para os EUA #6

Parque de estacionamento do Safeway, Ahwatukee, 5 de Março, 2011
Minha interpretação: "Mommy of 4", ou "Mamã de 4", mas também pode ser "Mamã em 2004"

Que por cá as matrículas dos carros podem ser personalizadas (para além de na grande maioria dos estados só serem obrigatórias atrás). Por exemplo, a minha sogra, a quem o meu sogro chama "Mouse", durante muitos anos conduziu um Volkswagen Carocha com a matrícula "MOUSE". Os meus amigos Olha e Andriy, ucranianos de corpo, alma, e matrícula, têm nos carros "LVIV" e "KIEV", respectivamente os nomes das cidades de onde são.
Regra geral, as matrículas personalizadas podem conter um máximo de sete letras e/ou combinação de números, e não podem conter sinais de pontuação ou símbolos. Também não são permitidas matrículas de conotação sexual, racista, ou étnica, ou cujos caracteres que sugiram profanidades ou asneirolas. Finalmente, as matrículas não podem ser insultuosas.
Infelizmente, as regras acima e o escrutínio a que as matrículas estão sujeitas antes da sua criação não são condição necessária e nem suficiente para que a mensagem não seja parva. Por exemplo, no outro dia, parada num semáforo, mal consegui acreditar nos meus olhos quando a matrícula de um carro à minha direita era "SEXEE2" (ou "SEXCEE2", não me lembro bem). Isto dá-me vontade de fazer como na Anatomia de Grey e repetir, ad nauseum, seriously!?! A sério que alguém vai conduzir um carro cuja matrícula diz "sexy"? Que mensagem tem esta matrícula!? Anda aqui jeitoso, que eu conto-te uma história ao ouvido? Dá-me uma palmadita no rabo que eu sou toda maluca?
Vai daí, e como acho que não há limites para a criatividade dos americanos, e nem capacidade para a estupidez, decidi criar uma nova rubrica...
Aí vem então "A minha matrícula é mais -  espaço  - que a tua", na qual postarei fotografias de matrículas criativas que for encontrando. Se estiverem pelos EUA e encontrarem alguma (ou muitas!) porreira, enviem que eu publico.

P.S. Se quiserem ler mais sobre o assunto, o Departamento de Viação do Iowa tem uma lista de regras muito jeitosa aqui.

2 comentários:

  1. Tadita da senhora. Deve ser mãe de 4 filhos. E tu com essa mente maldosa pensas nela de quatro, como dizem os brasucas. Se e vivesse aí a minha matrícula seria talvez...... MALUKONA50.
    Só te digo que tu cá devias fazer parelha com o Nuno Markl na Rádio comercial. Ele escreve e diz coisas engraçadas a que lhe chama Caderneta de Cromos e é sempre uma risota. Beijocas e continua.m

    ResponderEliminar
  2. Querida M, Malukona50,
    Isso é elogio para me deixar enfunada uns bons três quinze dias! Caramba, obrigada, obrigada, obrigada!
    Quanto à matrícula, eu confesso que ainda não tinha pensado no "mãe de quatro" dessa maneira, mas agora não me sai da cabeça!
    Sorriso!

    ResponderEliminar