sábado, 25 de janeiro de 2014

Uma gaja não pode escrever o que quer aos alunos por isso fá-lo no blog e noutra língua

Querida aluna que acabaste de me enviar um email fodido porque me escreveste há uma hora a pedir para que te deixasse fazer o quiz cujo prazo terminou ontem à meia noite e a quem eu educadamente respondi lamentar os teus problemas mas devias ter-me escrito antes da data limite como aliás consta do Programa da disciplina,

Eu sei que estás fodida mas acabo de te dar três lições importantes:

Primeiro, respondi-te educadamente da primeira vez e agora vou ignorar a tua mensagem e não lhe responder porque, justamente, tu estás fodida e podias responder-me mal e porque também eu estou fodida e apetece-me mesmo mesmo mandar-te à merda.

Segundo, da próxima vez que estiveres com um problema e houver um trabalho, contacta o professor antes da data limite. Dificilmente o professor mudará de abordagem depois do facto para não ser injusto para com os outros alunos. Como aliás já o disse aos cinco pupilos que lho pediram ainda esta manhã.

Terceiro, se estás fodida, não escrevas a um professor. Porque é feio e, se tiveres dois dedos de testa, vais arrepender-te. Se fores educada ainda pedes desculpa. Se não fores, olha, filha, fode-te.

Atentamente,

A tua professora

14 comentários:

  1. O meu marido também recebe cada email dos alunos: querem saber se determinada matéria sai no exame, se precisam de estudar certo capítulo, se podem fazer o teste noutro dia porque já tinham bilhetes para ir ver o Porto não sei onde... E por aí fora! Gabo-vos a paciência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, estou 200% solidária com o teu marido! Mas uma pessoa vinga-se chamando-os de camelos e em casos de maior precisão, como foi o meu, escrevendo no blog. Ajuda!
      Este ano fiz uma secção de "Frequently Asked Questions" onde respondo a algumas dessas coisas. Escrevi de um modo castiço, para não soar petulante ou com má vontade, mas entre outras coisas pergunto & respondo em que situações me podem/devem escrever ou se podem fazer o teste noutro dia (tenho uma secção no programa da disciplina que diz que não há early or missed exams) e quando mo perguntam eu mando-os ir ver ao programa. Respondo sempre aos mails, mas é raro terem a resposta se ela existe noutro sítio. Se quiseres mando-te as FAQ's por mail.
      Sorriso!

      Eliminar
  2. Eu pensei que essa historia de os alunos acharem sempre que as datas são para adiar era só por cá... afinal, os alunos são iguais em todos lados :-)

    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,
      Os alunos têm uma tendência louca para a pedinchice, e contra isso não tenho nada. Ó pá, quem não chora não mama, e eu aprecio a iniciativa e coiso. Agora a falta de educação que a gaja teve eu nunca vi! Bom, ela foi mais estúpida e desinfeliz que malcriada, foi sarcástica. Algum dia nos passaria pela cabeça escrever assim a um prof, alguém que nos avalia? Coitadinha, tão burrinha... o que lhe vale é que a avaliação é toda feita por escolha múltipla, por isso permaneço de consciência tranquila de que não usarei o email contra ela.
      Sorriso!

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ainda na 5ª feira passada assiti a uma pedinchice a um colega por parte de um aluno, para entregar o trabalho fora de prazo. Neste caso a situação foi cara a cara. E eu a pensar"Só neste país/universidade".....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,
      Parece que vem com a descrição do trabalho de cada um, eles têm o dever de pedinchar e suplicar e nós o dever de os pôr no sítio.
      O que me chateou mais foi que outros dois alunos se queixaram do mesmo mal, mas antes do quiz, e eu deixei-os fazê-lo mais tarde. Portanto ela foi terrivelmente injusta. Para além de burra.
      Sorriso do deserto!

      Eliminar
  5. É por estas e por outras que deixei de ser professora mal cheguei aos trinta (anos e não alunos, entenda-se). E, na minha altura (sim, sou muuuuuito velha), não havia cá emails entre profs e alunos. Era tudo cara a cara. Agora imagina as cenas...

    Ainda estou com essa dos emails entre profs e alunos... ele há cá com cada modernice que eu não entendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss,
      Tu és capaz de ter mais pêlo na venta que eu (sorrisos!).
      Ui, e alunos no Facebook? Como dou a tal disciplina online, temos "weekly discussions" via Facebook. É um outro paradigma de ensino, digo-te, e fascinante nas suas potencialidades e desafios. Mesmo!
      Sorriso para ti e para a mini-bolacha!

      Eliminar
    2. É pá, li essa parte da "disciplina online" e das troca-zitas por facebook com os olhos arregalados de espanto, quase terror. É um mundo estranhérrimo para mim... Muita força e paciência (acredito que precises. e a mim é o que mais me falta, a pachorra)!
      Sorrisos para ti e os teus pequenitos!

      Eliminar
  6. O que chateia nessas palermas idiotas k se pensam o centro do universo (mais os alunos homens até) é que vão fazer queixa ao conselho directivo que tem obrigação de investigar. Obviamente que nunca ganham nada com isso mas chateia teres que justificar o desnecessário ao teu chefe. Depois tens as avaliações que eles te dão no fim do ano... e quando não indrominam os colegas contra ti às vezes escrevem comentários como : não usa roupa apropriada para dar aulas, roupas desse nível só numa casa de alterne. E lá vai o Conselho directivo perguntar te porque raio suscitas te essas críticas.

    (Juro te. Estou a traduzir livremente uma crítica anónima de um aluno americano meu. Acho que sei quem é, e era homem, não gaja, mas são mesquinhos ao ponto de ficarem felizes por saber que esses comentários têm que ser investigados.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss, olha que cabrão! Filhos da puta... pois ela é bem capaz de fazer queixa. O que é uma chatice, claro, mas espero que outros comentários mais felizes existam...
      Um xi!

      Eliminar
  7. Fizeste-me lembrar um episódio do Breaking Bad em que o Walter White esta a ouvir um aluno a desfazer-se em desculpas porque não fez o trabalho, e anda deprimido e a avó isto, e a mãe aqueloutro... ao que ele responde "just fucking study".
    É mais ou menos isto não é?
    :-)

    ResponderEliminar
  8. Sinto-me tão aliviada por ter abandonado o ensino!
    Mas tu foste impecável!
    Burra, a tipa!

    ResponderEliminar