sábado, 4 de janeiro de 2014

Queria ter coisas importantes e/ou profundas sobre as quais escrever mas só me apetece falar do meu cabelo

Mais precisamente da falta dele. Estou triste.

No dia 30 de Dezembro, em pleno processo de desenvolvimento de uma constipação, fui ao cabeleireiro. Já não cortava o cabelo, de si habitualmente bem comprido, desde Julho, e queria ter um ar mais arranjadinho no vídeo que ia filmar (e que filmei ontem). Expliquei à rapariga que o queria ligeiramente mais curto, basicamente tirar as pontas já queimadas pelas madeixas e pelo abuso que tem sofrido sem que o mime com máscaras e produtos e cenas para as quais não tenho paciência. Expliquei-lhe também que queria fazer madeixas para que o cabelo deixasse de ter aquele aspecto de quem não as faz há seis meses, raízes escuras, parece que tenho um chapéuzito escuro e o resto do cabelo com melenas alouradas. Mais, disse que queria disfarçar um bocadinho as madeixas existentes, para que o contraste não fosse tão grande. Aquiesceu, parecendo ter compreendido. Estava um frio desgraçado no instituto de beleza, e eu tão constipada...

Ao fim de três horas no cabeleireiro, ia ficando apoplética quando a gaja me tira as tintas do cabelo e mostra, sorridente, o resultado final. Faltam-me dez centímetros de cabelo, o que existe e no qual ela não fez madeixas novas, está castanho escuro, quase preto. Eu adorava a cor loura maluca do meu cabelo, com as suas muitas cores de madeixas paciente e genialmente feitas pelas mãos do Tó, em Oliveira. Estou morena com umas madeixas louras que não têm nada a ver. Pior, como a gaja claramente não percebe muito da poda, só fez madeixas na metade superior da cabeça, por isso o cabelo em baixo está escuro. Ora como eu tenho caracóis e é preciso escalar o cabelo para que fique leve e não me dê um aspecto de triângulo invertido, as madeixas ficam meia dúzia de fios claros e curtos em cima de um volume de cabelo escuro. Pareço uma tentativa de fazer madeixas californianas mal sucedida, mas ao contrário (infelizmente a parte loura para cima, não a tentativa). Estou um bocado absurda e sinto-me tal e qual.

Se tivesse mais personalidade talvez a coisa não importasse tanto, mas dizem-me habitualmente, para me elogiar, que tenho um cabelo muito bonito. Ele cresce, eu sei, e em Maio o Tó voltará a fazer magia, mas até lá até me custa olhar-me ao espelho...

Faltou-me dizer que o corte ficou tão bonito mas tão bonito que no dia seguinte fui ao cabeleireiro de bairro que fica a quatro minutos de casa e no qual se paga $13 para cortar o cabelo para lhe dar um jeito. É que a gaja esqueceu-se de o cortar à frente... chuif...

6 comentários:

  1. Cabelo e assunto complicado…cabelo nos states e um outro mundo. Nunca ca fiz madeixas e felizmente encontrei quem me corte o cabelo sem causar estragos…tambem tenho muitos caracois e um corte mal sucedido e um trauma. Boa sorte…e de facto o cabelo cresce…e ter paciencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde,
      Ainda bem que há alguém que me entende! O meu está melhor cortado desde que o Isaac lhe pôs as mãos (no dia 31), mas ele não podia fazer demasiada magia com tão pouco comprimento. Eu sei que cresce, mas estou tão aborrecida... até porque paguei uma pequena fortuna. Fui à Ulta, conheces a cadeia?
      Sorriso!

      Eliminar
  2. Nao conheco…mas isso nem quer dizer nada :) O "budista" que me corta o cabelo tem uma linha (pequenina) de produtos naturais que inclui o melhor leave-in para caracois que existe. Outro sorriso da Bay Area.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matilde,
      Só nos US há um budista a cortar cabelo!
      Costumo visitar a Bay Area, o senhor que dorme na minha cama é de Marin, mesmo a norte da Golden Gate, conheces?
      Sorriso do deserto!

      Eliminar
    2. Ola Maria - claro que conheco Marin, o senhor que dorme na minha cama quis la comprar um terreno para fazer a cabana. Mas eu disse "nao" porque nem morta vinha trabalhar para a south bay todos os dias :) ahh que saudades do empadao de carne no Pelican Inn, ja la nao vamos ha seculos.

      Eliminar
  3. E' por filmes terrorificos desses que em 14 anos de emigrante (eix... que tou velha), e ha 18 fora do Porto, consegui so trair o Alex do meu coracao duas vezes... e porque estive 20 meses consecutivos sem por as patitas em Portugal e noutra encarnacao devo ter sido a Rapunzel, que este pelito fino e mal amanhado que mal me cobre o couro cabelo parece que tem adubo.

    ResponderEliminar