sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

You gotta a problem with me!?

Eu quero, eu quero, eu quero!!!!!!!!!!!!

Ontem andei o dia todo com o coração apertado. Quando me apercebi da celeuma que o vídeo da Pépa causou e da solução que a Samsung arranjou, enrolou-se numa bolita, assim passando o dia, acanhado a um cantinho do espaço que generosamente o alberga. Um "coitadinha da rapariga" perseguiu-me do banho até ao lavar dos dentes nocturno, do cozinhar ao marcar nas paredes o espaço para onde vão os castiçais, acho que cheguei a balbuciá-lo. Apeteceu-me ir ao blog dela dizer-lhe que o dia (semana?) miserável que estaria a ter haveria de acabar em breve e que daqui a um mês já ninguém se lembra (excepto ela, naturalmente). Dir-lhe-ia também, sabeis como me foge o calcanhar para o povo e o quanto gosto de ditados, talvez ela os ignore e há sempre lugar a mais conhecimento, que os cães latem mas a caravana passa, o que, aliado ao vozes de burro não chegam ao céu, significa que em breve também este episódio vai ficar engavetado nos anais da blogosfera e rapidamente ser substituído por outro, melhor e mais sumarento.

Aliado aos considerandos sobre a tristeza da miss, que nos dias que antecederam o descalabro provavelmente andou feliz por se saber numa publicidade e o disse a amigos, família, e se calhar até à manicure, que se calhar nem tem internet e nem sabe e nem lhe interessa o que é isso de blog, blogosfera, ou publicidade na internet, o dia inteiro picou-me a razoabilidade ou aceitabilidade pública de alguém ambicionar ter uma carteira Chanel. Honestamente, vem mal ao mundo por isso? Ai não pode vir a público dizê-lo... (vistes o itálico?).

Porque é que é permitido (entenda-se publicamente aceitável) revelar que queremos fazer uma viagem, ou comprar um tablet ou livros, mas não podemos admitir que queremos um luxo? Reparai que nenhum destes bens é uma necessidade, nenhum se come ou oferece agasalho (emocional não conta!). 'Mai lindo seria dizer que o vamos doar aos pobrezinhos, aos velhinhos, ou aos jovens em risco.Porque é que temos de ter pudor em reconhecer um desejo (D-E-S-E-J-O)? E já nem venho aqui comentar a admissibilidade da posse, ai valha-me Deus que não, que não se pode revelar ter uma carteira/jóia/carro/cadeira de luxo, o chique é admitir que se compra mobiliário usado ou a preços de feira, ou que a roupa foi comprada em saldo, ou que os sapatos foram uma pechincha. Porque é que é socialmente aceitável fazer o culto do miserabilismo? Porquê, porquê, porquê? Felizmente tive mamãe para conversar sobre este meu desgosto.

Mamãe, que já viu muito mundo, diz-me que as pessoas são tendencialmente invejosas, que se não têm querem que o próximo também não tenha. Ok, eu percebo, mas porque não deixar o tal do próximo sonhar? Aqui deixo de lado a Pépa e o seu sonho (fixe para ela, que vai pôr dinheirinho de lado -- poupar, minha gente, poupar! -- para comprar a sua carteira que eu suponho ser "de uma vida", ou não sejam as ditas carteiras passadas de geração em geração, autênticas relíquias para apreciadores) para generalizar. Nomeadamente a mim, que ando a juntar trocos para (mais) uma Vuitton (aaaaaaargggggggggghhhh!) e que quando o meu filho nasceu me ofereci a caneta Montblanc que andei a namorar durante mais de uma década e que era para me ter oferecido quando terminei o mestrado e depois o doutoramento (aarrrrghhhhhhh!).

Palavra, qual é o problema!?!?!!? Desde que a Pépa (voltei!) ande na sua vidinha e não me chateie a molécula, até aprecio que gaste o seu dinheirinho em futilidades que a fazem feliz. Olhem, lindo lindo é desejar isso para o ano de 2013: felicidade a todos. A dela já sabemos como começa (e antes da carteira ela desejou sorte).

Antes de me julgardes (mais) fútil do que sou, aproveito para desejar que 2013 traga a paz no mundo. E alimento para as criancinhas e jovens e velhinhos. E paz no mundo. E que pare o sofrimento dos animaizinhos. E paz no mundo. E menos mesquinhez, mesmo que intelectual. E paz no mundo.

P.S. Escolho não me pronunciar sobre a ingenuidade na elaboração/concretização da campanha. Correu mal, mas o conceito não me parece descabido. Se o objectivo da Samsung era projectar os seus produtos enquanto "objectos de sonho", então venham as pochettes e as valises e os carros de luxo (era um BMW que gaste pouco aqui para o je, faz favor), não me parece mal.

9 comentários:

  1. Não me dei ao trabalho de ver o vídeo, acho que não ganho nada com isso e tenho coisas mais interessantes com que gastar o meu tempo (como ler os teus posts!). Mas...

    Subscrevo tudo o que dizes. Não acho que venha qualquer mal ao mundo porque alguém, seja quem for, tem como maior desejo possuir uma mala de griffe. Quem é que não deseja?

    Obviamente que estamos a passar por uma fase muito complicada, uma crise sem precedentes e sem fim à vista, mas isso deve impedir as pessoas de ter desejos materiais e de expressá-los? Não me parece. Penso que desde que tenhamos a nossa consciência tranquila e desde que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar e melhorar um pouco a vida de quem precisa, que temos o direito de fazer com o nosso dinheiro aquilo que bem entendermos, por mais fúteis que sejam os nossos sonhos. E dizê-lo abertamente sem que sejamos crucificados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, haja uma consciência tranquila, uma quietude por se praticar o bem. E futilidades... opá, porque é que uma carteira é mais fútil que uma viagem? Ou um par de patins? Ou um livro? E se o livro for da Margarida Rebelo Pinto? -- não resisti à piadola fácil, já sabes como sou...
      Sorrisos abertos!

      Eliminar
  2. Obrigada, Maria. Não tenho propriamente pena da rapariga, que, convenhamos, é um bocadinho tonta. Mas também não consigo encontrar razões para a crucificar como o fizeram internet afora. Olha, eu quero voltar à "minha" cidade em 2013, chamem-me lá fútil também. Era melhor termos uma resma de rapariguinhas mentirosas tipo misses a desejar paz no mundo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaste-me curiosa, qual é a "tua" cidade? Eu acho que a minha é mesmo e tão só Oliveira, com a sua confeitaria ao lado da Câmara Municipal... Os rios de dinheiro que eu gasto a viajar até lá, qual peregrinação, todo o bendito ano...
      Teria sido mais bonito ela desejar coisas como saúde, amor, trabalho, isso teria. Mas bolas, era publicidade!!!! E publicidade a coisas, porque não falar das suas ambições materiais? E da paz no mundo, naturalmente. E o fim da fome. E, já agora, do degelo, tadinhas das calotas...
      Um sorriso!

      Eliminar
  3. Olá

    A mim tudo isto me tinha passado ao lado até que encontrei um texto to MEC a bater na miúda.. está-se mesmo a ver que leio os blogs errados e tenho os amigos errado no Facebook.

    Fiquei curioso e fui ver... o problema não é a carteira em si, o problema mesmo é o vazio de tudo aquilo, a forma de estar, a forma de falar e sobretudo a tristeza e a pobreza da mensagem... convenhamos, todo o vídeo é abaixo de cão.

    Sabes o que é mais triste, é suposto aquela alminha ser a dona de um dos blogs mais lidos deste país.. a sério?

    Se ainda não viste, o texto do Miguel Esteves Cardoso está aqui: http://perguntasparvas.blogs.sapo.pt/272917.html

    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo link, o texto está fantástico. Tal como o MEC, soube da coisa pelo blog da Pipoca e eu, que até nem sou muito de ver um train wreck about to happen, fui cuscar.
      Concordo contigo, o vídeo está muito infeliz, particularmente se o compararmos ao da Maria Guedes e ao do fulaninho do casaco, que são mais maduros e menos ocos, mas opá não é caso para tanto...
      Finalmente, acho que o blog dela não é dos mais lidos em Portugal... estive à procura de estatísticas mas não encontrei, bolas, mas não creio.
      Um sorriso!

      Eliminar
    2. Hummm... desculpa a minha ignorância, eu tinha entendido que eles tinham ido buscar os bloguistas mais populares ... na verdade eu nem sei qual o blog daquela alminha... também não sei quem são os outros :-)

      Jorge

      Eliminar